Corte e colheita de feno é novidade em Viamão

Município: Viamão

Compra de segadeira, enfardadeira e ancinho possibilita a realização dos serviços CRÉDITO: PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Compra de segadeira, enfardadeira e ancinho possibilita a realização dos serviços CRÉDITO: PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O setor de agricultura possui uma novidade para este ano: os serviços de corte e colheita de feno, que, agora podem ser realizados graças à compra de uma segadeira, enfardadeira e ancinho, que são acoplados no trator, adquiridos através de emenda parlamentar. Recentemente, o agricultor Mauro Rogerio de Fraga Ramos, morador da Pimenta, recebeu o primeiro serviço com os novos equipamentos agrícolas. Ele a sua esposa tiram o sustento do tambo de leite, com uma produção diária de 350 litros. Para garantir o alimento das 18 cabeças de gado, durante o inverno, Ramos solicitou o serviço da prefeitura para o corte e colheita de aproximadamente 3 mil quilos de pastagem (tifton e aruana) neste primeiro momento.
Agricultor desde que nasceu, ele garante que o trabalho, realizado através das máquinas da prefeitura, sai muito mais em conta para o bolso. E, como a colheita do feno acontece apenas uma vez no ano, a compra do maquinário acaba sendo um investimento desnecessário, pois, além de caro, o mesmo ficaria parado o restante dos meses. A colheita no momento certo, a secagem rápida e uniforme do feno, assim como o recolhimento e armazenamento com a umidade adequada, são condições fundamentais para a produção de feno de boa qualidade, e, conforme colaboração climática, pode ser efetuado novamente 60 dias após o corte.
A agricultura é uma das principais economias do município de Viamão e sua bacia leiteira é uma das maiores do Estado. Para fomentar ainda mais o setor, a prefeitura, através da Patrulha Agrícola, da secretaria de Agricultura e Abastecimento, presta serviço aos agricultores, atuando de forma efetiva realizando serviços de arado, carreta, distribuidor, ensiladeira, grade e subsolador, com preço bem abaixo do mercado.
O secretário municipal de Agricultura, Carlos Remi Pacheco, destaca ainda que, a partir do próximo dia 15, também terão início os trabalhos para a produção de silagem – este que já vem sendo efetuado pela prefeitura e que, em 2017, realizou atendimento em aproximadamente 27 propriedades. Para solicitar o trabalho da Patrulha Agrícola, o contribuinte deve possuir talão de produtor e procurar a secretaria de Agricultura.