Feira da Agricultura Familiar comemora novas bancas expositoras em Taquara

Município: Taquara

Itens foram adquiridos com recursos oriundos da Consulta Popular e da administração municipal CRÉDITO: CLEUSA SILVA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Itens foram adquiridos com recursos oriundos da Consulta Popular e da administração municipal CRÉDITO: CLEUSA SILVA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Os produtores rurais da cidade, que em dois sábados por mês participam da Feira da Agricultura Familiar, na Rua Coberta, estão comemorando a chegada das novas bancas expositoras, adquiridas com recursos oriundos da Consulta Popular e da administração municipal. Cada uma das 16 novas estruturas, projetada pela secretaria de Planejamento e Urbanismo de Taquara e construída pela Faema Indústria de Móveis Ltda. ME, de Bom Princípio, é composta por um toldo de lona, armação de inox e balcão em madeira MDF, que é desmontável, com tamanho de dois metros de largura por 1,40 m de comprimento.
Os estandes de madeira foram desenvolvidos pela administração municipal de Taquara depois que uma pesquisa foi feita entre os produtores agrícolas do município, e juntos decidiram a melhor forma de utilizar os recursos da Consulta Popular 2015/2016, destinados a estruturação de eventos da agricultura. Utilizando a banca expositora pela primeira vez no dia 23 de setembro, durante a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato, o produtor rural da localidade de Quarto Frio, Valdir Natalino Krumennauer Schmidt, comemorava os benefícios da estrutura disponibilizada pela administração municipal.
“Há 14 anos eu já participo de feiras e eventos, comercializando as verduras, legumes e frutas que eu produzo em minha propriedade. Eu sei da dificuldade que é para nós (produtores) carregarmos o nosso próprio expositor para lá e para cá. E com esse modelo de banca os nossos consumidores também terão acesso mais fácil aos nossos produtos”, analisa Valdir. Enquanto acompanhava a montagem das novas bancas, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho explicou que as estruturas de madeira serão armazenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, sendo disponibilizadas aos agricultores para uso na feira dos produtores rurais.
“Os produtores interessados em utilizar as bancas expositoras deverão fazer um agendamento prévio na diretoria de Agricultura, situada na prefeitura, obedecendo a ordem de cada solicitação”, explica o prefeito. Além de produtos orgânicos produzidos no município, os taquarenses que foram até a Rua Coberta no último sábado também puderam adquirir pães, biscoitos, compotas, queijos, erva-mate, artigos de artesanato feitos pelas associadas da Casa do Artesão, roupas, sapatos e utensílios do brechó da Associação Vida Animal, além de assistir a uma apresentação musical da dupla Diego Nassif & Negretti.
A Feira da Agricultura Familiar e Artesanato também contou com a presença do vice-prefeito Hélio Cardoso Neto; da vice-primeira-dama Marelise Prass Cardoso; dos vereadores Adalberto Soares, Carmem Kirsch, Guido Mário Prass Filho; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo, do diretor de Cultura Paulo Wagner de Oliveira, além de outros servidores da administração municipal e comunidade em geral.