Museus de São Borja têm investimentos para divulgar história e cultura

Município: São Borja

Museu Getúlio Vargas, tombado pelo Estado, está fechado para restauro e ampliação, com reinauguração prevista para maio CRÉDITOS: EDUARDO AIGNER - DIVULGAÇÃO/CIDADES

A prefeitura vem trabalhando na promoção dos museus, como forma de divulgar a história do município, cidade histórica e marco por reunir a trajetória de importantes políticos. O número de visitantes aos quatro museus é cada vez maior, pessoas de outros estados e até mesmo outros países visitam a cidade. Com o objetivo de manter e atrair os turistas, a secretaria de Turismo, Cultura e Eventos tem dado atenção especial ao turismo em São Borja, procurando sempre oferecer novidades e programações atraentes.
O museu Getúlio Vargas está fechado para restauro e ampliação, e a reinauguração está prevista para o dia 28 de maio. O patrimônio cultural tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul tem o patrocínio da AES Sul, através do financiamento do Pró-cultura RS (Lei de Incentivo à Cultura), com o apoio do Iphae e parceria da prefeitura de São Borja. Nesse período, o Museu Getúlio Vargas está funcionando no 2º RC Mec. O Museu Ergológico de Estância, que trata da herança material das estâncias e fazendas da região das Missões e da fronteira do Estado, recebeu melhorias recentemente. Partes da estrutura receberam reparos, os banheiros foram reformados, as calçadas refeitas com pedras de concreto, e a faixada, pintada. Além disso, o museu foi computadorizado, facilitando o trabalho administrativo.
Durante a semana, o Memorial João Goulart está com programação especial aos turistas e cidadãos, em homenagem ao aniversário de nascimento do presidente João Goulart, que completaria 97 anos em 2015. A programação se iniciou no dia 1, com sessão solene na câmara de vereadores, seguida de visita ao Memorial e ao Jazigo do presidente no Cemitério Jardim da Paz. Na semana passada, aconteceu o Música na Varanda, uma apresentação artística dos músicos Ricardo Fraga e Cecílio Guimarães, além da exibição de documentários, sala de pesquisa e leitura disponível aos estudantes e acadêmicos e a loja da associação de amigos do Memorial. As visitas individuais podem ser feitas em qualquer horário, e as visitas deescolas devem ser agendadas.
A Biblioteca Municipal foi contemplada com móveis, computadores e livros, através do edital cadastrado em 2012. A instituição recebeu 848 livros, cinco computadores, mesas, cadeiras e armários. A Biblioteca também disponibiliza internet Wi-Fi grátis aos usuários. Anexo à Biblioteca existe o Museu Apparício Silva Rillo, que contém artigos missioneiros. A secretaria de Turismo, Cultura e Eventos também está com as inscrições abertas para o curso de violão. As aulas serão ministradas duas vezes por semana pelo cantor são-borjense Jorge Dornelles. Para informações sobre vagas e horários, basta entrar em contato com a secretaria de Turismo, Cultura e Eventos.
O Memorial João Goulart, Museu Ergológico de Estância e Museu Apparício Silva Rillo funcionam de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Museu Getúlio Vargas está aberto de terça a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas sexta-feiras o horário de atendimento é apenas no turno da manhã. Já a Biblioteca Municipal e Museu Apparício Silva Rillo está aberta das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.