Descubra a Universidade reúne cerca de 4 mil estudantes em Santo Ângelo

Município: Santo Ângelo

Evento ocorreu na URI no dia 3 de outubro e ofereceu diversas atividades CRÉDITO: URI SANTO ÂNGELO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Evento ocorreu na URI no dia 3 de outubro e ofereceu diversas atividades CRÉDITO: URI SANTO ÂNGELO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Entusiasmo, alegria, dúvidas, sede de descobertas – todos estes sentimentos e emoções tomaram conta de cerca de 4 mil estudantes do 3º ano de Ensino Médio de escolas de 38 cidades da região, durante um dia de visitas e disputas de tarefas proporcionadas pelo Projeto Descubra a Universidade, cuja 19ª edição aconteceu na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santo Ângelo no dia 3 de outubro.
Desde as 8h, grupos de alunos acompanhados de um guia visitaram laboratórios de diferentes áreas do conhecimento, assim como a Mostra dos Cursos, realizada nas salas do prédio número 1. No turno da manhã, aconteceu também o Momento do Professor, atividade que reuniu os professores no auditório do prédio 5. Após o coffee-break, os mestres receberam as boas-vindas pelo diretor acadêmico Marcelo Stracke e, na sequência, a professora dra. Rosângela Angelin falou sobre Desafios do educador e da educadora diante da Educação em Direitos Humanos.
Às 11h, no gramado central do prédio 1, aconteceu o ato de homenagem e premiação aos estudantes que tiveram seus textos selecionados no Concurso de Redação. Júlia Zanatta, do Colégio La Salle Medianeira, de Cerro Largo, conquistou o 1º lugar; Angélica Zanatta, da Escola Básica da URI de Frederico Westphalen, ficou com o 2º; e Dominique Scherer, também do La Salle de Cerro Largo, com o 3º lugar. Elas receberam prêmios em dinheiro e certificado. Trinta estudantes de escolas de nove municípios receberam certificado de Menção Honrosa. A professora Marta Schoffen e o Colégio La Salle Medianeira receberam troféus pelo 1º lugar de sua aluna. O encerramento do Concurso de Redação teve a presença do diretor Acadêmico da URI Santo Ângelo, Marcelo Stracke, e da diretora Administrativa, Berenice Rossner Wbatuba, além dos acadêmicos da Academia Santo-angelense de Letras, responsável pela seleção dos textos: a presidente Edna Lautert, Dinalva de Souza, Otávio Reichert e Renato Schorn.
À tarde, estudantes de 58 escolas participaram do Conexão URI, um conjunto de tarefas criadas pelos cursos de graduação e alguns setores da universidade, coordenadas pelo curso de Educação Física. Divididas em lado A e B do ginásio, as turmas disputaram as atividades, sagrando-se vencedores do lado A, em 1º lugar, o Instituto Cristo Redentor (Cândido Godói); em 2º, a Escola Érico Veríssimo (Roque Gonzales); em 3º, o Colégio Teresa Verzeri (Santo Ângelo); em 4º, o Colégio Rui Barbosa (Giruá); e, em 5º, a Escola Tamandaré (Porto Vera Cruz).
No lado B, os cinco classificados foram: Escola Leopoldo Ost (Santo Cristo), em 1º ligar; Escola Henrique Sommer (Pirapó), em 2º; Colégio Catuípe (Catuípe), em 3º; Colégio Sagrado Coração de Jesus (São Borja), em 4º; e Instituto Federal Farroupilha (Santa Rosa), em 5º. A disputa entre as torcidas apontou como as três melhores as do Colégio São Patrício (Itaqui), da Escola Maria Seggiario Hoffmann (São Nicolau) e do Instituto São Francisco Xavier (Porto Xavier). A premiação inclui dinheiro, troféu, projetor de multimídia, aparelho de som, caixa de som amplificada e kits esportivos.