Dia do Vinho tem lançamento em Santana do Livramento pela primeira vez

Município: Santana do Livramento

Programação vai movimentar três cadeias econômicas em três regiões do Brasil de 19 de maio a 4 de junho CRÉDITO: SILVIA TONON/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Programação vai movimentar três cadeias econômicas em três regiões do Brasil de 19 de maio a 4 de junho CRÉDITO: SILVIA TONON/DIVULGAÇÃO/CIDADES

De maneira inédita, o lançamento oficial da programação do Dia do Vinho deste ano, que se estende por três regiões do Brasil, entre 19 de maio e 4 de junho, ocupa o terroir (extensão de terra considerada a partir do ponto de vista de suas aptidões agrícolas) histórico da Campanha gaúcha. O município, que fica na fronteira com o Uruguai, foi o escolhido como anfitrião para as comitivas que apresentam ao mercado, à imprensa e ao público em geral as mais de 200 atividades que estão previstas para ocorrer em duas semanas para celebrar grandes momentos entre o Sul, o Sudeste e o Nordeste do País.
Representantes do poder público e de empreendimentos privados da própria Campanha gaúcha e, ainda, de 10 municípios da região Uva e Vinho (serra gaúcha), do Vale Central Gaúcho, de Porto Alegre, do Roteiro de São Roque (São Paulo) e do Vale do São Francisco (na divisa entre Bahia e Pernambuco) se reuniram na noite da última quarta-feira, dia 3, no Hotel Jandaia (rua Uruguai, nº 1.452). “A escolha de Santana do Livramento para o lançamento da programação do Dia do Vinho 2017 é um reconhecimento de todo o setor ao crescimento contínuo e ao protagonismo cada vez maior dos vinhos da Campanha gaúcha, uma região que já é um polo consolidado de produção vitivinícola, agora no mapa enoturístico do Brasil”, sublinha o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.
Durante os mais de 15 dias de programação, três cadeias econômicas – vitivinícola, gastronômica e hoteleira – vão se movimentar simultaneamente para oferecer atrativos especiais, descontos, promoções, jantares e almoços harmonizados, cursos de degustação, espetáculos artísticos e culturais e até eventos esportivos a visitantes e moradores de todas as regiões engajadas no Dia do Vinho. “Se olharmos a distância entre o ponto onde será lançado, em Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, e o mais novo território participante da programação, o Vale do São Francisco, na fronteira entre Bahia e Pernambuco, o Dia do Vinho tem, agora, além de duas semanas, mais de 3,8 mil quilômetros para ser aproveitado”, observa o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, João Leidens.
A programação completa do Dia do Vinho 2017 pode ser acessada no site diadovinho.com.br. O evento está nas redes sociais com os perfis facebook.com/diadovinho, instagram.com/diadovinho2017 e marcado com a hashtag #diadovinho2017.
Saiba mais sobre o projeto
O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin; pela secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS); e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
A edição 2017 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin); da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho); do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS); do Roteiro dos Vinhos de São Roque (São Paulo); do Vinho Vasf – Instituto do Vinho Vale do São Francisco; da Associação dos Viticultores do Vale Central Gaúcho; da Associação Vinhos da Campanha; da Associação de Turismo da Serra (Atuaserra); da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur); e da Phoenix Eventos. O patrocínio máster é da empresa Verallia.