Exposição de Física proporciona interação com experimentos em Santa Rosa

Município: Santa Rosa

Escolas podem agendar visitas para conhecer o projeto da Unijuí CRÉDITO: UNIJUÍ SANTA ROSA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Escolas podem agendar visitas para conhecer o projeto da Unijuí CRÉDITO: UNIJUÍ SANTA ROSA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Albert Einstein, teoria da relatividade geral, conceito de espaço-tempo. É difícil conhecer tudo sobre Física, mas é importante saber que foi Einstein quem “inventou” essas teorias e que elas são revolucionárias. A Física está presente no cotidiano a todo instante. E, para confirmar essa ideia, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) possui o Projeto Física Para Todos. Trata-se de um museu interativo itinerante que, há mais de duas décadas, circula em locais como escolas, praças e parques de exposições de municípios do Rio Grande do Sul.
Através desse projeto, crianças, jovens e adultos despertam a curiosidade e o gosto pela Física, por meio de experimentos intrigantes e desafiadores, produzindo conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física e oferecendo alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula. Para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Mauro Rodrigues, “o Projeto Física Para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada, permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Rodrigues.
Mesmo quem não é um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. O Campus Santa Rosa está recebendo escolas da cidade e da região para conhecer o Projeto Física Para Todos durante os meses de abril, maio e junho. Os interessados podem ligar para o telefone (0xx55) 3511-5200 e realizar o agendamento para os turnos da manhã e da tarde. Para o segundo semestre, o projeto contará com mais novidades, como mostra completa com eletromagnetismo e competição de foguetes a pressão.