Público prestigia cinema movido à energia solar em Palmeira das Missões

Município: Palmeira das Missões

Antes da sessão ao público, a equipe realizou uma oficina com alunos das redes municipal e estadual CRÉDITO: PRISCILA DEVENS/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Antes da sessão ao público, a equipe realizou uma oficina com alunos das redes municipal e estadual CRÉDITO: PRISCILA DEVENS/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Sustentabilidade, amor ao próximo e saúde. O Cinesolar passou pelo município na última terça-feira, dia 24, deixando um rastro de boas energias. O projeto é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para realizar exibições de filmes. Desde 2013 na estrada, o furgão equipado com placas solares já percorreu vários quilômetros pelo País. A captação de energia solar pelo furgão é capaz de gerar a energia responsável por toda a estrutura de exibição – um projetor e sistema de som. O veículo ainda transporta toda a estrutura do evento, como cadeiras, tela de cinema, materiais de divulgação, entre outros. Além de realizar uma sessão de cinema autossuficiente, o Cinesolar passa pelas cidades espalhando conhecimento e muito amor.
Durante a tarde, antes da sessão ao público, a equipe realizou uma oficina com alunos das redes municipal e estadual de ensino de Palmeira das Missões. Sentados à sombra da pitangueira, na Praça Nassib Nassif, os alunos receberam conhecimentos sobre permacultura, construções com teto verde, alimentação saudável, respeito ao próximo e com o meio ambiente, entre diversos outros assuntos. Ao final da oficina, eles produziram e gravaram um vídeo deixando uma mensagem ao planeta com os ensinamentos adquiridos.
O vídeo produzido foi exibido à noite, na praça, durante a sessão de cinema. O público que prestigiou a atividade também assistiu ao curta-metragem brasileiro Procura-se e ao longa-metragem As aventuras do avião vermelho, inspirado no livro de Erico Verissimo de 1936. O CTG Sinuelo da Querência participou da atividade, com a apresentação de duas invernadas. O Cinesolar é um projeto da Brazucah Produções, com apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, além do patrocínio, dentre outras empresas, da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Energia, da qual as empresas Rio Grande Energia (RGE) e RGE Sul fazem parte. A edição no município contou, ainda, com o apoio da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação.