Encontro e congresso debatem o Ensino Agrícola em Sarandi e Palmeira das Missões

Município: Palmeira das Missões, Sarandi

Principal objetivo foi promover uma discussão do ensino profissional agropecuário do Estado e do País CRÉDITO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SARANDI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Principal objetivo foi promover uma discussão do ensino profissional agropecuário do Estado e do País CRÉDITO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SARANDI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, os municípios de Sarandi e de Palmeira das Missões sediaram o XXXII Encontro Estadual de Professores & V Congresso Nacional de Ensino Agrícola, tradicional evento realizado pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), tendo como apoiadores a Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul (Suepro), a prefeitura de Sarandi, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sarandi, o Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) de Sarandi, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Palmeira das Missões, a Cooperativa de Crédito dos Professores do Rio Grande do Sul (Educredi) e a Facta Empréstimos – Instituição Financeira.
A Agptea se posiciona como agente capacitador de professores de Ensino Agrícola, haja vista a pouca oferta de licenciatura na área, em universidades gaúchas, e de cursos de formação continuada de professores da educação profissional. A entidade se propõe a realizar eventos que contribuem para a atualização dos professores e demais profissionais que atuam no setor primário da economia, beneficiando, assim, todos os que buscam o Ensino Agrícola. O principal objetivo do evento foi promover uma discussão do ensino profissional agropecuário do Estado e do País, frente à nova realidade do mundo do trabalho, suas possibilidades e conquistas diante da globalização, sua inserção e discussão nas problemáticas sociais, econômicas e ambientais, valorização profissional e oportunidades de formação.
Participaram da cerimônia de abertura o vice-prefeito de Sarandi, Glauber Kunzler; o deputado federal Pompeo de Mattos; os vereadores Erni Maciel e Rudimar Signor; a coordenadora-geral da secretaria de Educação de Sarandi, Márcia Lisandra Klein Beckmann; o professor e coordenador do evento, Celito Lorenzi; o diretor do Cesurg, Rafael Rossetto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), Ivandro Magnabosco; o ex-vereador e representante do deputado estadual Eduardo Loureiro, Lenomar Alves de Jesus; o representante do deputado estadual Gilmar Sossela, Nilton Debastiani; e demais professores, líderes e representantes de entidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e também do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte Guilherme Ortiz abrilhantou o evento com apresentações musicais. Na sequência, ocorreu o espaço de manifestações das autoridades, seguida da palestra ministrada pelo professor Rafael Rossetto, que abordou o tema Educação na Pós-Modernidade. A programação seguiu durante os outros dois dias.