Nova Unidade Móvel de Saúde de Osório atende trabalhadores da Calixo

Município: Osório

Unidade Móvel retornará ao aterro sanitário na primeira terça-feira de fevereiro CRÉDITO: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Unidade Móvel retornará ao aterro sanitário na primeira terça-feira de fevereiro CRÉDITO: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A Unidade Móvel de Saúde de Osório disponibilizou, na manhã da última terça-feira, dia 9, atendimento clínico, odontológico, assistência em enfermagem e orientação através de Agente Comunitário de Saúde para os 32 trabalhadores que atuam no aterro sanitário da cidade, por intermédio da Cooperativa Calixo. O prefeito, Eduardo Abrahão; o vice-prefeito, Eduardo Renda; e o secretário da Saúde, Emerson Magni, foram ao local acompanhar a equipe de profissionais da saúde. O serviço marca a estreia dos trabalhos da nova Unidade Móvel de Saúde, entregue em dezembro de 2017.
O prefeito Abrahão explicou que a unidade iniciou o roteiro de atendimento no aterro sanitário devido à realidade do local. “A situação enfrentada pelos trabalhadores do aterro, que executam uma atividade louvável e de grande importância para o município, é complicada. São mais de 30 pessoas que atuam na separação de todo o lixo recolhido na cidade, e é gratificante, através do poder público, oportunizar esse atendimento, facilitando a vida dos que integram a equipe da Calixo”, destaca. O vice-prefeito disse aos trabalhadores que o sucesso das ações diárias na Calixo depende da boa saúde de cada um. “Vocês contam com esse importante serviço e devem aproveitar. Todos estão de parabéns por receber o atendimento sem ter que se deslocar para as Unidades de Saúde”, comenta Renda.
Segundo o secretário Magni, esse tipo de atendimento que integra a promoção e a prevenção em saúde é atribuição do município. “Felizmente, estamos conseguindo avançar nesta área, e a assistência junto à Calixo é um exemplo. Agradecemos ao prefeito pela indicação de recomeçar as ações com a Unidade Móvel de Saúde no Aterro e, após, nas demais comunidades que não contam com unidades de saúde”, diz. Uma das profissionais, Vanilda da Silva, demonstrou-se muito contente com o atendimento: “Fiquei muito feliz, a equipe da saúde me atendeu com muita atenção. Elas são carinhosas, e isso facilita muito a vida de quem trabalha aqui. Agradeço de coração”.
O cidadão Carlos dos Santos, que foi atendido na Unidade Móvel, afirmou estar satisfeito em poder contar com o atendimento no local de trabalho. “Achei muito interessante essa decisão. É bom para mim e para todos os colegas, facilita a vida. Consultei, e foram encaminhados exames para verificar o estado da minha saúde. Estou satisfeito”, afirmou.
A presidente da Calixo, Erdariza Maria Ferreira da Silva, explicou que a presença da Unidade Móvel no local tem grande significado para a cooperativa. “Além dos nossos colaboradores contarem com atendimento e encaminhamentos, isso evita que fiquem fora do trabalho durante o dia todo, enquanto se deslocam até uma Unidade de Saúde. Contamos com atendimento aqui e estamos felizes”, relata. A Unidade Móvel retornará ao aterro na primeira terça-feira de fevereiro, quando a equipe de profissionais da saúde fará atendimento médico-clínico, coleta de preventivo, vacina, requisições de exames, encaminhamento para especialistas, atendimento ambulatorial e os procedimentos odontológicos disponibilizados na saúde pública de Osório.