Prefeitura de Nova Petrópolis investe em melhorias para o Horto Municipal

Município: Novo Hamburgo

Reforma das estufas e organização do local são algumas transformações no setor CRÉDITO: ADRIANA MONTEIRO ARRIAL/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Reforma das estufas e organização do local são algumas transformações no setor CRÉDITO: ADRIANA MONTEIRO ARRIAL/DIVULGAÇÃO/CIDADES

No dia 23 de maio, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt; o adjunto da pasta, Gilnei Mücke; e o diretor do Horto Municipal, Giovan Ivanes Camara, conferiram a troca das plantas da Praça das Flores e falaram sobre as melhorias do horto e os planos para o setor. O local de cultivo das flores do Jardim da Serra Gaúcha foi reorganizado e teve duas estufas reformadas. Outra estufa, com estrutura de metal, será renovada, e, neste mês será instalado o sistema de irrigação no local.
O setor também iniciou o sistema de compostagem dos resíduos orgânicos de podas e flores, e foram contratados mais servidores para o Horto Municipal, somando 16 pessoas, atualmente. “O caminhão que irriga as plantas da avenida e locais públicos também será consertado durante o inverno para aproveitar o período em que é menos utilizado devido ao clima”, enaltece o diretor do Horto Municipal, Giovan Ivanes Camara.
Para garantir Nova Petrópolis florida em todas as estações, é preciso planejamento. “Em maio, iniciamos a colocação das plantas de inverno na Praça das Flores e outros atrativos turísticos, postos de saúde, prédios públicos, escolas, avenidas e ruas, e, em julho, vamos começar a semeadura das flores para a primavera. Além disso, precisamos de estratégia para reposição em casos de frios severos”, explica o diretor do horto.
No inverno, a Praça das Flores será colorida com as variedades: boca-de-leão, flor-de-mel, amor-perfeito, cravinas e repolho ornamental. Além disso, folhagens e artigos de decoração também compõem o cenário do atrativo para o 5º Festival Sabores da Colônia e o 46º Festival Internacional de Folclore. “Nesta época, aproveitamos para coletar mudas, em forma de raiz nua, de espécies de árvores caducas (que perdem as folhas no inverno), que nascem de forma espontânea nas vias e jardins públicos para utilizar na arborização urbana”, destaca Camara.
A equipe do Horto Municipal conta com o apoio da secretaria de Obras e Serviços Públicos, que disponibiliza brita, saibro, pó de brita, maquinário e funcionários para ações, e também com auxílio técnico da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “Estamos estudando meios de conseguir apoio dos produtores de aviários do município para fornecimento de adubo para o horto”, exemplifica Camara.
Neste ano, a prefeitura já investiu mais de R$ 32 mil em materiais de trabalho, reforma das estufas e da bomba de água, sistema de irrigação, plugs de mudas, entre outros itens para o setor. “O horto precisa de um olhar especial porque requer planejamento e para que nossa cidade esteja sempre florida temos que investir em melhorias e garantir que Nova Petrópolis honre o título de Jardim da Serra Gaúcha”, enfatiza o secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio, Gilnei Mücke.