Novo Hamburgo agora conta com polo da Universidade do Vale do Taquari

Município: Novo Hamburgo

Iniciativa é resultado da parceria entre Smed e Secult, e será executada pelo Instituto Arlindo Ruggeri CRÉDITO: RAFAEL PETRY/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Iniciativa é resultado da parceria entre Smed e Secult, e será executada pelo Instituto Arlindo Ruggeri CRÉDITO: RAFAEL PETRY/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) inaugurou, no último sábado, seu polo na cidade. A solenidade aconteceu no auditório Domingos Dorigoni, junto ao Seminário Temático Cultura Afro-Brasileira e Indígena, e reuniu professores, lideranças e representantes da Univates e do Colégio Volare. As atividades aconteceram paralelas à Festa Nacional da Erva-Mate (Femate), que ocorreu de 6 a 9 de setembro na cidade.
A mesa oficial contou com a participação do prefeito de Arvorezinha Rogério Fachinetto; do vice-reitor e diretor de Educação a Distância (EaD) da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne; da vice-prefeita de Arvorezinha, Elisabete Mocelin; da secretária de Educação de Arvorezinha, Maria Cigolin; da diretora do Colégio Volare e vice-prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbellini; do vice-diretor do Colégio Volare e coordenador do polo Soledade, Felipe Berté Freitas; e do presidente da Femate, Claudir Fachinetto.
Conforme o diretor de EaD da Univates, a universidade pretende não apenas formar profissionais, mas também cidadãos. “Esperamos que este polo seja mais um acesso que a comunidade tem para dar continuidade ao processo educacional formal. Mas mais do que isso: não apenas preparar profissionais competentes para o mercado de trabalho, e sim formar cidadãos, pessoas capazes de melhorar suas comunidades”, comentou Cyrne.
Em sua fala, Marilda elencou os motivos que levaram o Colégio Volare a escolher a Univates. “Temos escolas em Soledade, Erechim e Chapecó. Quando chegou a proposta da Univates, não tivemos dúvidas em aceitar. Construímos um nome, conquistamos o respeito de nossas comunidades e não queríamos nos aliar a um parceiro que não tivesse os mesmos valores que o colégio. Vimos na Univates um trabalho de ponta, compromisso com a comunidade e com a qualidade. Queremos formar profissionais competentes, com visão crítica e responsáveis. E temos certeza que, por meio da Univates, vamos conseguir”, enfatizou Marilda.
Já o prefeito ressaltou que é por meio da educação que o Brasil pode mudar. “É muito importante investir na educação, educar nossas crianças e jovens para que sejam pessoas de bem. E hoje é um momento muito importante para Arvorezinha, pois estamos oportunizando o acesso ao Ensino Superior a muitos que não podem se deslocar. Temos certeza de que este é o início de algo que será duradouro”, comentou Fachinetto.
O polo de Arvorezinha fica localizado na rua Soledade, nº 152, bairro Centro. Interessados podem agendar sua prova pelo site do vestibular. Além do município, a prova será aplicada em todos os outros polos da Univates: matriz de Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Veranópolis, Triunfo e Venâncio Aires.
Quem tiver interesse em se candidatar pode agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso via nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EaD, também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior ou como reingresso dos cursos presenciais da Univates ou mediante transferência de outra instituição. O procedimento deve ser feito pelo site www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800-707-0809. O telefone direto do Polo Arvorezinha é (0xx51) 99563-9174.