Festival Sabores da Colônia se inicia com festa em Nova Petrópolis

Município: Nova Petrópolis

Evento segue até o próximo dia 24, aos fins de semana CRÉDITO: MARCELO MOURA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Evento segue até o próximo dia 24, aos fins de semana CRÉDITO: MARCELO MOURA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Um grande desfile marcou a abertura oficial do 5º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis no último sábado, dia 9 de junho. Autoridades municipais e grupos folclóricos percorreram a avenida 15 de Novembro vestidos à caráter, exaltando os costumes da colônia e a tradição germânica. A abertura oficial ocorreu após o desfile, no Parque Aldeia do Imigrante, com direito a jogos germânicos, danças folclóricas, bandinha típica alemã e Encontro com Herta. No domingo, dia 10, o evento seguiu com apresentações de danças folclóricas e com a música da Banda Municipal de Nova Petrópolis.
O prefeito Regis Luiz Hahn, o vice-prefeito Charles Paetzinger e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Staudt, conduziram o desfile de abertura do evento, que teve início na Praça das Flores e prosseguiu até o Parque Aldeia do Imigrante. O presidente da câmara municipal de Vereadores, Oraci de Freitas; a primeira-dama do município, Marion Spier Hahn; vereadores e secretários municipais também desfilaram ao lado de grupos de danças folclóricas alemãs.
O mascote do evento; o representante da Urbanes Empreendimentos, Hélio Júnior, empresa que detém a concessão do Parque Aldeia do Imigrante; a vice-primeira-dama do município, Sandra Fernandes; a rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann; a 1ª princesa, Stéfani Wiltgen Gregórius; e a 2ª princesa, Eduarda Francine Weschenfelder, juntaram-se às autoridades no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante para a cerimônia oficial de abertura do evento.
Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Staudt, o Festival Sabores da Colônia é uma demonstração da riqueza da cultura colonial. “É com muito orgulho que organizamos a quinta edição deste evento em um lugar tão especial quanto o Parque Aldeia do Imigrante. Queremos proporcionar experiências únicas aos visitantes, por isso, temos o melhor da gastronomia típica, produtos coloniais e da cultura germânica de Nova Petrópolis”, destacou o secretário, que aproveitou para divulgar que o público dos três primeiros dias de evento foi de 7.855 pessoas.
De acordo com Hahn, o Festival Sabores da Colônia existe graças a um grande trabalho coletivo. “Se estamos aqui hoje, comemorando a abertura de mais uma edição do Festival Sabores da Colônia, é porque muitas pessoas trabalharam juntas. Resgatamos este evento por saber de sua importância e acertamos ao fazer isto. Todos os anos, muitas pessoas visitam este festival, comprovando sua representatividade”, declarou o prefeito.
Após os pronunciamentos, autoridades municipais e visitantes participaram do jogo germânico pregar o prego, iniciando a programação cultural do evento. A personagem Herta Klein, que conduziu a abertura do festival, seguiu animando o público com seu show de humor no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante. Em seguida, o Böhmerlandtanzgruppe apresentou danças folclóricas alemãs. Na Aldeia Histórica, o coro Misto São Lourenço Mártir, de Linha Brasil, se apresentou para os visitantes. A Bandinha Típica Recanto da Serra encerrou a tarde com o melhor da música germânica.
Na manhã de domingo, 10 de junho, a Bandinha Típica Alemã Sol de Verão abriu a programação do festival. À tarde, o CTG Pousada da Serra levou a cultura gaúcha para o evento, e o Volkstanzgruppe Edelstein apresentou danças folclóricas alemãs para o público. A Banda Municipal de Nova Petrópolis tocou clássicos da música internacional e canções tradicionais alemãs no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante. A tarde de música se encerrou com a Bandinha Típica Alemã Sol de Verão.
Além das atrações culturais, os visitantes encontraram o melhor da gastronomia típica e de produtos coloniais de Nova Petrópolis no Parque Aldeia do Imigrante. Cucas e pães nos fornos à lenha, pastel, Appfelstrudel, Waffel, pão com linguiça, Pretzel, chá, café e café com leite, além de chope, petiscos coloniais e produtos orgânicos, são comercializados no evento. Na Aldeia Histórica, é realizada a Aldeia Viva, com personagens caracterizados recriando os tempos de antigamente em meio aos prédios reconstruídos em técnica enxaimel.
O 5º Festival Sabores da Colônia segue até o dia 24 de junho, sempre de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h30min, com entrada franca. O evento é uma promoção da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio. O evento conta com o patrocínio de Sicredi e apoio da Rota Romântica e Casa Cooperativa. Mais informações podem ser obtidas no site www.novapetropolis.rs.gov.br ou na página facebook.com/novapetropolisrs.