Univates promove dia com mais de 40 atividades culturais em Lajeado

Município: Lajeado

Arte na Universidade, que acontece no dia 25 de abril, é gratuito e aberto à comunidade CRÉDITO: NICOLE MORÁS/DIVUGAÇÃO/CIDADES

Arte na Universidade, que acontece no dia 25 de abril, é gratuito e aberto à comunidade CRÉDITO: NICOLE MORÁS/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Com mais de 40 atrações desenvolvidas por alunos e professores da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e por artistas regionais, o Arte na Universidade promete um dia recheado de atividades culturais. O evento gratuito, que chega em sua segunda edição, ocorre no dia 25 de abril, no campus da instituição, e é aberto à comunidade em geral.
Conforme a organizadora do evento, professora Kári Forneck, a Univates, ao instituir a Área de Artes, assumiu como propósito o incentivo à sensibilização estética por meio da oferta de diferentes disciplinas de artes aos estudantes da graduação. “Um evento como o Arte na Universidade celebra e consolida esse propósito de educar para a cultura, e para o desenvolvimento de um olhar estético, sensível e perspectivista voltado ao mundo contemporâneo”, afirma, esclarecendo que o evento concentra em um dia toda a potência que a arte pode ter na formação pessoal e profissional dos indivíduos, pois incentiva a sensibilidade, a criatividade e a alteridade.
Na programação há oficinas de criação tridimensional, fotolivros, grafite, colagens, dança e teatro. Além disso, nesse dia, o Teatro Univates recebe o recital de alunos da Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, das 19h30min às 20h45min, e o espetáculo A história de nós dois, do Grupo de Teatro da Univates, das 21h às 22h30min. Ainda no turno da noite, o evento também conta com intervenções que exploram a realidade virtual e atividades interativas que buscam a reflexão sobre ações do dia a dia e processos de produção.
“Em resumo, há vivências para todos os gostos, idades e interesses”, declara Kári. Além da expansão do evento para atividades de experimentação, como oficinas e workshops, a professora explica que, nesta edição, há mais propostas de atividades organizadas pela comunidade externa. “Ampliamos, ainda, as formas de experimentação, já que, além das artes mais conhecidas, incluímos outros cenários possíveis, como a arte digital pela experiência Tilt Brush e o Cinema 360º”, destaca. As inscrições para o Arte na Universidade podem ser feitas, gratuitamente, no site www.univates.br/evento/arte-na-universidade, onde também é possível conferir a programação completa.