Público lota auditório durante Seminário de Trânsito de Gravataí

Município: Gravataí

Evento ocorreu nas Faculdades QI na última quarta-feira e integrou a Semana Nacional do Trânsito CRÉDITO: CRISTINE LUIZA SCHMIDT/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Evento ocorreu nas Faculdades QI na última quarta-feira e integrou a Semana Nacional do Trânsito CRÉDITO: CRISTINE LUIZA SCHMIDT/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O 1º Seminário de Trânsito de Gravataí, realizado pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), lotou o auditório das Faculdades QI na noite da última quarta-feira. Integrando a Semana Nacional do Trânsito, o evento reuniu grande público composto por especialistas em trânsito, gestores no âmbito de diversos municípios, fiscais e profissionais da área, além de estudantes.
Com o tema Nós somos o trânsito!, o seminário abordou diversos aspectos de mobilidade urbana, apresentou conceitos, cases de sucesso e as principais obras realizadas em Gravataí, que foram destacadas pelo prefeito Marco Alba. “Esta semana, anunciamos o lançamento do edital de duplicação das pontes do Parque dos Anjos, sem dúvidas uma das maiores obras de mobilidade urbana da história da cidade”, disse o prefeito.
“Também trabalhamos no âmbito das inovações, criando o aplicativo Time Bus, implantando uma central de controle da frota de ônibus coletivo, adotando o estacionamento rotativo que democratiza o uso das vagas, instalando mais de 300 novas paradas de ônibus, além de estarmos duplicando a avenida Centenário e outras que já duplicamos, como a Jorge Amado, Brasil e Itacolomi”, compartilhou o prefeito.
“Estamos executando os maiores avanços que Gravataí já teve em termos de mobilidade, através da qualificação profissional das equipes técnicas e de um trabalho de gestão organizado e planejado, visando ao bem-estar, à segurança e à fluidez no trânsito da nossa cidade para toda a população”, completou o prefeito, desejando um bom evento a todos os presentes.
O secretário da Semurb Alison Silva falou sobre o aumento da frota em Gravataí. “Tivemos um crescimento na ordem de 200% entre 2001 e 2017. Somente no último ano, contabilizamos cerca de 150 mil veículos na cidade, e uma média de 18 novos carros emplacados por dia”, disse. “As duplicações que fizemos de vias estratégicas de grande circulação, além de mudanças de sentidos, alças de acesso e até mesmo a onda verde na principal avenida da cidade, são alguns exemplos de ações feitas em nosso governo para tentar atender um pouco melhor essa demanda”, frisou.
Outras atividades preventivas contra acidentes que visam reduzir os índices de mortalidade no trânsito também foram citadas pelo secretário, tais como as edições da Balada Segura e a instalação de radares móveis. Já o presidente do Conselho Nacional de Trânsito, Luiz Noé, presente no evento, lembrou que “o processo de mobilidade não depende apenas de quem tem carro, mas sim de cada cidadão da cidade, seja ele motorista, passageiro ou pedestre”.
Eduardo Biavati, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), escritor e especialista em Educação e Segurança no Trânsito também participou como palestrante do evento, que foi conduzido pelo ex-secretário da Semurb Adão de Castro, responsável pela pasta entre 2013 e 2017. Também estiveram presentes no Seminário Alexandre Zum, especialista em Trânsito; o vice-prefeito Áureo Tedesco; e o diretor acadêmico das Faculdades QI Luiz Denicol. O evento contou com o apoio das Escolas e Faculdades QI de Gravataí, Sogil, Centro de Formação de Condutores (CFC) Carlão, CFC Rumo Certo, Depósito Help e Salgadinhos Garcia.