Solidariedade e engajamento marcam Dia de Doar de Gramado

Município: Gramado

Atividade contou com a participação de diversas instituições da cidade CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Atividade contou com a participação de diversas instituições da cidade CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O espírito de solidariedade e de doação foram os destaques da primeira edição do Dia de Doar de Gramado, que ocorreu na última terça-feira, dia 28 de novembro, na Recreio Gramadense, com a participação de instituições do município para a apresentação de seus trabalhos e para a arrecadação de donativos. O prefeito João Alfredo Bertolucci realizou o atendimento à comunidade durante a manhã do evento. “O Dia de Doar engaja instituições e comunidade em uma mesma causa: a solidariedade, o fazer o bem ao próximo. Sempre seremos parceiros de ações sociais que melhorem o atendimento e a qualidade de vida dos gramadenses”, afirmou o prefeito.
A secretaria da Cidadania e Assistência Social participou do Dia de Doar com o intuito de fortalecer as entidades cadastradas no Conselho de Assistência Social. “É essencial a divulgação dos trabalhos de assistência básica e prevenção que as instituições exercem para o envolvimento da comunidade nessas causas”, ressaltou a secretária da pasta, Ana Lovatto Sartori. Representantes do Conselho do Idoso e da Criança e do Adolescente também participaram da iniciativa.
O gabinete da primeira-dama recebeu alimentos e brinquedos para as comemorações do Natal Solidário, festa de fim de ano para as crianças, nos bairros Jardim e Viação Férrea, nos dias 16 e 17 de dezembro, respectivamente. Demais secretários e representantes da administração também participaram da mobilização. As entidades participantes foram Hospital Arcanjo São Miguel, Vale a Pena Viver, Pastoral de Apoio ao Menor Adolescente (Pama), Centro de Reabilitação Emanuel da Região das Hortênsias (Crerh), Escoteiros Gramado, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Damas de Caridade e Lar de Idosos Maria de Nazaré. Cortes de Cabelo, medição de glicose e pressão, feira de adoção de gatos e cachorros, atendimento com psicóloga, reiki e massoterapia foram as atividades oferecidas durante o Dia de Doar.
Entre as doações feitas estão 302 livros Gramado-Brasil, do fotógrafo Leonid Streliaev em parceria com o escritor Luis Fernando Verissimo, que são destinados para a rede municipal de ensino. Cada turma de Educação Infantil e de Ensino Fundamental receberá um exemplar. Materiais de construção em quantidades significativas para os Escoteiros, Vale a Pena Viver e Crerh, roupas que foram destinadas às Damas de Caridade e ao gabinete da primeira-dama, materiais para oficinas do Pama e da Apae, e donativos de valor financeiro, dividido entre todas as entidades, também compõem as doações recebidas.
Já as crianças do Projeto Sapeca encontraram uma forma diferente de participar do Dia de Doar. Elas distribuíram abraços, carinho e amizade ao Lar de Idosos Maria de Nazaré. A turma visitou o lar, entregou cartões e fez a alegria dos 18 idosos do local. “Vimos a possibilidade de participar desta grande mobilização. A ideia foi uma sugestão da secretaria da Cidadania e Assistência Social, com o intuito de doar carinho e fazer o bem aos idosos do lar”, salientou a monitora do projeto, Cássia de Oliveira Souza.