Premiere Weekend acontecerá em julho em Gramado

Município: Gramado

Evento visa ofertar e proporcionar novas experiências aos jovens e suas famílias CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Evento visa ofertar e proporcionar novas experiências aos jovens e suas famílias CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Visando ofertar e proporcionar novas experiências aos jovens da cidade e suas famílias, está nascendo um novo conceito de festa em Gramado: o Premiere Weekend, capitaneado por uma equipe que envolve o poder público, empresários e empresas do município, bem como Organizações Não Governamentais (ONGs). As entidades estão unindo esforços para oportunizar um dia inesquecível a todos, e o evento já tem data marcada: 28 de julho, no Expogramado.
A celebração, que se inicia às 10h e segue até a madrugada do dia seguinte, visa a interação entre as famílias participantes e a comunidade, e tem como objetivo resgatar as festas familiares de antigamente, aproximando pais e filhos. “Atualmente, as festas e eventos são experiências muitas vezes carentes de conteúdo. Muito álcool, drogas, mas a conexão interpessoal inexiste. O que realmente queremos é que este novo conceito leve a um fim de semana inesquecível para famílias inteiras, que poderão reviver momentos e criar novos para serem lembrados adiante”, comentou o voluntário do Teach Beyond Brasil – Janz Team Gramado, um dos idealizadores do evento, Erlo Saul Aurich.
Serão diversas atividades para as famílias, como brincadeiras do passado, esportes radicais, feira da saúde e social, oficinas de conscientização, brinquedos infláveis para a criançada, performances circenses e muita música com artistas locais e bandas alternativas. Além da praça de alimentação e o festival de curtas Histórias de Família, que vai premiar os cinco melhores filmes. Serão mais de 15 horas de duração de comemoração. “Somos parceiros deste evento e estamos em busca de patrocínio. Temos dado ênfase ao projeto, que é diferente da grande maioria das propostas de festas que temos na região, algo que é mais do que uma noite. É algo que cria laços e raízes entre pessoas, famílias. Com o apoio da comunidade e das empresas, temos certeza que esta confraternização tem tudo para ser um grande sucesso e se tornar mais uma marca registrada de Gramado”, ressaltou o Executivo da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Jorge David Mezzomo. O prefeito João Alfredo Bertolucci elogiou a proposta. “Que este momento seja inspirador e nos traga somatórios espirituais e pessoais. Eu acho meritória essa iniciativa e quero que vocês saibam que nós estamos ao lado”, disse.
Além do Teach Beyond Brasil – Janz Team e da Visão, a iniciativa conta com apoio da prefeitura, através do gabinete da primeira-dama, secretarias de Turismo e da Cultura, e a parceria da Gemelo, agência responsável pela criação da identidade visual. A inspiração para este modelo de festa vem de uma iniciativa já existente na cidade, o Projeto Águia, uma iniciativa do Janz Team Gramado, que começou em agosto de 2017 e transmite, no contraturno escolar, a alunos do 5º ano, uma nova avaliação sobre valores morais e cívicos.
O evento Premiere Weekend, além de ter como objetivo proporcionar um momento às famílias da região, busca também viabilizar financeiramente o Águia para mais turmas do município, com intuito de fortalecer autoestima e valores desses adolescentes e criar barreiras para a drogadição e a depressão. “Nosso propósito com o Águia é formar cidadãos que de fato venham influenciar nossa sociedade para o bem”, frisa a monitora do projeto, Pâmela Tracy. A iniciativa oferece um suplemento ao sistema escolar, ou seja, com situações que não são trabalhadas na escola, através de oficinas e jogos cooperativos que tem o objetivo de fazer com que a criança desenvolva e labore áreas, que geralmente a escola não desenvolve.
“A gente tem esse ideal de aperfeiçoar as várias inteligências da criança, que está transacionando para adolescência, e procuramos fazer isso por meio de oficinas e atividades experienciais facilitadas. Colocamos eles em contato com desafios, momentos e atividades que vão fazer com que simulem situações que podem ser encontradas no futuro. Depois disso, de gerar essa vertigem, esse desconforto e descontrole à criança, trabalhamos o que aconteceu na atividade para que eles desenvolvam uma musculatura emocional, para que tenham defesas naquelas horas que enfrentarão as frustrações da vida e dificuldades”, explica o monitor Lucca Aurich.