Pórticos de entrada de Gramado passam por revitalização

Município: Gramado

Reformas se iniciaram em julho e devem ser finalizadas nas próximas semanas CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Reformas se iniciaram em julho e devem ser finalizadas nas próximas semanas CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Os pórticos são a primeira parada daqueles que chegam em Gramado via Três Coroas e Nova Petrópolis, cenário de belas fotos e porta de entrada do município. Para manter a beleza e qualificar a infraestrutura e o atendimento ao turista, os pórticos de Gramado estão passando por uma revitalização. Os serviços de reforma e manutenção promovidos pela prefeitura e pela secretaria municipal de Turismo contemplam limpeza, reparo de paredes, infiltrações, goteiras, esquadrias, revestimentos e tratamento de superfície, além de uma revisão completa de instalações hidrossanitárias e elétricas.
Ainda, telhados e paredes externas estão sendo lavados e revisados e estruturas de ferro e madeira receberão tratamento prévio para pintura. Vidros quebrados, maçanetas e fechaduras estragadas passam por substituição, bem como lâmpadas, canos e conexões em mau estado. Novas placas indicativas serão instaladas nos locais, as arandelas coloniais serão substituídas e, no andar superior, tomadas serão instaladas.
Os jardins e canteiros, que proporcionam vida e cor às construções históricas, também recebem melhorias. As floreiras sob as janelas estão ganhando novas mudas e um cercamento será instalado no jardim. “Seguindo o conceito da hospitalidade, estamos dando manutenção aos nossos pórticos de entrada da cidade”, enfatiza o secretário de Turismo, José Carlos Ramos de Almeida.
No pórtico via Três Coroas, no bairro Várzea Grande, outras mudanças estão incluídas, já que o espaço dispõe de estacionamento e banheiro público. O passeio público em frente ao banheiro será refeito, bem como a pintura da sinalização e da faixa de segurança. Nos banheiros, paredes e piso com infiltrações passam por conserto, e as lâmpadas e sensores estão sendo revisados. Novos materiais, como saboneteira, lixeira e trocador serão colocados. Além disso, as escadas de acesso receberão corrimãos e os banheiros ganharão barras de apoio para deficientes, para mais conforto e segurança. As reformas se iniciaram em julho, mas, devido às chuvas constantes, tiveram seu prazo de conclusão prejudicado. A estimativa é de que os serviços sejam finalizados nas próximas semanas.