Palestras e blitze de conscientização integram Maio Amarelo em Gramado

Município: Gramado

Campanha propõe reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade CRÉDITO: MARTINA BELOTTO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Campanha propõe reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade CRÉDITO: MARTINA BELOTTO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Buscando maior conscientização sobre a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento da comunidade, a secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado apoia e promove ações da campanha internacional Maio Amarelo. O tema da campanha neste ano propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, estimulando todos os condutores – de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e também pedestres e passageiros – a optarem por um trânsito mais seguro. “Na maioria das vezes, os acidentes são frutos de escolhas inadequadas, equivocadas e arriscadas”, destaca o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo
Durante o mês de maio, a programação do Maio Amarelo conta com blitze educativas e palestras nas escolas ministradas pelo secretário de Trânsito e pela equipe da pasta. “Teremos como público-alvo das palestras pré-adolescentes e adolescentes, que serão nossos futuros condutores e integram um público nunca antes contemplado com ações de conscientização sobre o trânsito, já que a Escolinha de Trânsito é voltada para as séries iniciais. É importante iniciar desde cedo o trabalho de conscientização e respeito para termos um trânsito seguro”, continua o secretário.
Gramado é referência nacional quando se fala no respeito aos pedestres nas faixas de segurança. Em 2017 e 2018, diversas ações efetivadas pela administração municipal buscam um trânsito mais seguro, como a implantação de faixa elevada em quatro pontos da cidade: avenida Borges de Medeiros com a rua das Fontes; avenida Borges de Medeiros com a rua Augusto Daros; avenida das Hortênsias com a rua Piratini; rua João Petry com rua João Fischer Sobrinho, todas aprovadas pela comunidade e com o objetivo de diminuir o risco de acidentes nestes trechos.
O Maio Amarelo é uma campanha internacional e tem o mote Nós somos o trânsito, que discute com a sociedade atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. A campanha envolve poder público, empresas, entidades de classe, associações, dentre outros.