Inauguração da ciclofaixa reúne cerca de 400 pessoas em Gramado

Município: Gramado

Passeio ciclístico integrou as atividades da inauguração CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Passeio ciclístico integrou as atividades da inauguração CRÉDITO: CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A cidade entra, oficialmente, no roteiro daqueles que buscam a bicicleta como meio de lazer ou de transporte saudável, econômico e socialmente responsável. No último dia 3, a cidade inaugurou a sua primeira ciclofaixa, no bairro Planalto, em um evento que reuniu aproximadamente 400 pessoas. Comunidade, turistas, ciclistas e autoridades celebraram a recente conquista do município em um passeio ciclístico durante a parte da manhã.
A concentração ocorreu no lago Joaquina Rita Bier, onde os participantes preparavam-se para o início do passeio. O prefeito João Alfredo Bertolucci e o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, deram a largada oficial para o trajeto de 4,5 quilômetros. Originalmente, o circuito da ciclofaixa é de três quilômetros, mas, para o passeio de inauguração, a rota foi ampliada com duas voltas no Carrieri, um dos pontos do percurso, que contempla ainda outro ponto turístico renomado: o lago Negro.
“Estamos realizando um projeto importante, que será o precursor de muitas propostas inovadoras que envolvem cada vez mais a comunidade gramadense. A nossa cidade também é dos ciclistas”, comentou Bertolucci, que também participou do passeio ciclístico. Para o secretário Quevedo, “é um momento de gratificação. Estamos falando da primeira ciclofaixa de Gramado. Agora, entregamos à comunidade um lugar seguro, o primeiro passo de um trânsito democrático e de respeito”.
A adoção da ciclofaixa atende a uma demanda crescente da comunidade, seja por conta da bicicleta como meio de transporte, a fim de minimizar problemas de congestionamento, ou de lazer. “Atualmente, já tem muita gente pedalando por Gramado, grupos estruturados que incentivam o uso da bicicleta. A nova ciclofaixa é um projeto excelente para o morador, para o ciclista e para o turista também, já que liga pontos turísticos da cidade. Além de ser, acima de tudo, um benefício à nossa saúde”, comentou Potyguara Castilhos Ferraz , do grupo Gramado Mountain Bikers.
A conclusão da ciclofaixa na cidade foi comemorada por aqueles que há muito lutavam pela sua viabilidade. “Há sete anos venho nessa batalha para criar o projeto na cidade. Agora, Gramado vive o seu ideal, um lugar onde podemos compartilhar a bicicleta na mesma via utilizada pelo carro. A ciclofaixa é um conforto para os gramandenses, turistas, filhos e famílias”, relatou Tela Tomazeli, precursora do Projeto Gramado de Bicicleta.
No retorno do passeio ciclístico, de volta ao Lago Joaquina, os participantes foram recebidos com frutas e água. Sorteio de kits, ingressos para o Snowland e uma bicicleta M.Bike/South Bike encerraram as atividades da inauguração da ciclofaixa. A estudante Elizabeth Hepfner Alves foi a ganhadora da bicicleta.
Turistas também prestigiaram o evento e compartilharam do clima de conquista da comunidade. “Viemos para Gramado todo o fim de semana para descansar e, como estou sempre de olho nos eventos da cidade, aproveitamos a vinda para prestigiar a inauguração da ciclofaixa. O projeto é uma iniciativa espetacular, o prefeito e sua gestão inovaram muito. Queremos participar de mais eventos assim”, falou a porto-alegrense Marcia Petry, que estava acompanhada de sua família. “Costumamos pedalar frequentemente. Com certeza seremos usuários da ciclofaixa. O projeto é incrível”, contou sua filha, Sofia Petry. O passeio foi uma realização da prefeitura e do Grupo Sinos. O evento conta com o patrocínio de M. Bike e apoio da Academia G4/Body Shop Nutrition Canela, Snowland, Rissul, Kids Infláveis, Orto. Trauma Fisioterapia e Ortopedia.