Nova frota do transporte público da cidade é apresentada

Município: Estrela

Veículos contam com rampa de acesso, ar-condicionado e lixeiras CRÉDITO: RODRIGO ANGELI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Veículos contam com rampa de acesso, ar-condicionado e lixeiras CRÉDITO: RODRIGO ANGELI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

As vagas de estacionamento na rua Júlio de Castilhos, em frente a prefeitura e a Praça Menna Barreto, receberam, na manhã da última quinta-feira, temporariamente, quatro micro-ônibus. Os veículos coletivos pertencem à nova frota que, a partir de hoje, passará a operar no transporte público do município, agora a cargo da empresa Trevosul Transportes Ltda. Uma breve cerimônia comandada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), Paulo Ricardo Finck; pelo prefeito em exercício, Marco Aurélio Wermann; e por Cristian Roschildt, representante da Trevosul, marcou a apresentação dos novos veículos às autoridades e usuários do serviço, que hoje superam a marca de 1,3 mil pessoas diárias. O início das novas operações também se dará com tarifa reduzida: dos atuais R$ 2,76, passará para R$ 2,71.
Os cinco micro-ônibus (sendo os quatro titulares zero quilômetro) que atenderão às cinco linhas iniciais do transporte público possuem 22 lugares, inclusive dois assentos com cor diferenciada para marcar os espaços destinados aos idosos. Os veículos, identificados pelas cores branca e azul, também contarão com acesso via elevador/rampa para deficientes físicos ou cadeirantes e espaço reservado, inclusive cão-guia. São equipados com ar-condicionado e lixeiras e terão identificação digital frontal e lateral da linha através de painéis LED. Nas laterais das poltronas, contam com tomadas USB para carregamento de celular.
O usuário entrará pela frente do veículo, pagará a passagem, passará a roleta e, depois, terá saída livre na parte traseira do veículo. Por contrato, a empresa terá até seis meses para implantar também um sistema eletrônico de passagem. Já há estudo para o aumento de ao menos mais uma linha nos próximos meses.
Para o secretário Finck, são vários os motivos que fazem com que os usuários do transporte público de Estrela passem a ficar ainda mais satisfeitos com o serviço. “Nosso índice de satisfação já era muito grande. Não podemos deixar de agradecer às empresas que até então realizaram o serviço e compreenderam a necessidade legal desta mudança, pois atendemos a uma orientação do Ministério Público Estadual, que será regulamentado e fiscalizado pelo departamento de Trânsito conforme a proposta estipulada pelo governo e assumida pela empresa vencedora”, explica. “Mas acredito que esta satisfação irá crescer a partir do momento em que será realizado por novos veículos, mais avançados e confortáveis, com um sistema uniformizado, e, mais do que isso, com uma redução de tarifa que era uma reivindicação de muitas pessoas”, avalia.
O prefeito em exercício, Marco Wermann, ressaltou a questão da mobilidade urbana. “Não há como não destacar os avanços legais e tecnológicos que estamos dando com este processo, ainda mais numa época que se fala muito em fiscalização, mobilidade urbana e social, e estes veículos, equipados com elevador de acesso para cadeirantes, painéis LEDs que vão facilitar muito a identificação noturna, carregadores USB, entre outras melhorias, contribuirão para isso”, diz. “Mas será imprescindível que os avanços sigam ocorrendo, correções e melhorias sejam feitas quando necessárias, e neste sentido, posso garantir que o poder executivo e legislativo serão constantes vigilantes deste serviço, pois é de responsabilidade dele não apenas o bom andamento do transporte público, mas também da segurança de usuários e pedestres.” Mais informações podem ser obtidas no departamento de Trânsito (DT) da Seplade, pelo telefone (0xx51) 3981-1017.