Música, história e tradição são abordadas em oficina cultural em Estrela

Município: Estrela

Alunos de oito a 14 anos cantaram junto dos artistas em oficinas interativas CRÉDITO: RODRIGO ANGELI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Alunos de oito a 14 anos cantaram junto dos artistas em oficinas interativas CRÉDITO: RODRIGO ANGELI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Música, história e tradição foram trabalhadas ao longo da última quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de novembro, durante a oficina cultural História da música folclórica no Rio Grande do Sul – dos primórdios aos dias atuais, voltada a alunos das redes municipal e estadual de educação da cidade. Mais de mil alunos entre oito e 14 anos prestigiaram as quatro apresentações da dupla de músicos Fernando Graciola e Thaís Nascimento, no Parque Princesa do Vale.
Em constante interação com os alunos, os artistas trabalharam, através da música, diversos elementos da contextualização histórica e popular do Rio Grande do Sul, do início do século XX até a primeira década do século XXI. Destacaram os principais gêneros musicais que constituem a música folclórica gaúcha, suas vertentes e origens através de gravações em áudio e vídeo dos gêneros musicais e apresentações ao vivo. Os alunos aplaudiram e cantaram junto as músicas mais conhecidas, ao mesmo tempo em que descobriam detalhes importantes sobre os artistas, ritmos e épocas.
Segundo Thaís Nascimento, a música é um grande instrumento de educação. “É uma forma de se chegar ao conhecimento. Assim como outras áreas, é uma forma de as pessoas se comunicarem, aprenderem, conhecerem o mundo, divulgarem suas características e história e, de forma particular, que se chegue a isso com prazer, com recordação e outros elementos”, explica. Conforme Graciola, o nativismo e o folclore se encaixam nisso, mas é preciso agir. “É necessário um esforço de pais, avós, educadores, para que o nativismo e valores tão importante na história de tantos povos não se percam. E oficinas, oportunidades como esta que Estrela dá aos seus alunos, é uma forma de se dar o devido valor e espaço ao folclore e tudo a que ele representa, sabermos de onde viemos e para onde vamos”, diz. Mais informações sobre esse trabalho podem ser obtidas pelo telefone (0xx51) 98104-9678 ou pelo e-mail contato@dinamicamusica.com.br.
A palestra História da música folclórica do Rio Grande do Sul – dos primórdios aos dias atuais faz parte da ação de formação de plateia do projeto cultural Natal em Estrela, que conta com o patrocínio do Atacadão e parceria da prefeitura. O projeto é uma realização da Lume Organização de Eventos e do Ministério da Cultura – governo federal.