Projeto de qualidade de vida é lançado em Feira de Saúde em Esteio

Município: Esteio

Promover tem como objetivo incentivar a prática de exercícios e hábitos saudáveis CRÉDITO: CRISTIANE FRANCO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Promover tem como objetivo incentivar a prática de exercícios e hábitos saudáveis CRÉDITO: CRISTIANE FRANCO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Na última segunda-feira, a 1ª Feira de Saúde do Servidor movimentou o estacionamento lateral da prefeitura. Promovida pela secretaria municipal de Administração (Smad), a feira prezou ações que contribuam para a saúde dos servidores públicos. Além disso, ocorreu o lançamento do Programa Qualidade de Vida no Trabalho – Promover, projeto que será desenvolvido até dezembro deste ano para funcionários do prédio da prefeitura, com objetivo de incentivar a prática de exercícios e hábitos saudáveis através de atividades físicas, pelo menos duas vezes por semana, e de palestras mensais. Durante o evento, foi realizada a votação para escolha dos nomes dos mascotes do Promover.
“A feira é um evento importante, de valorização e de oportunidade para que os servidores possam refletir sobre a sua saúde, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele”, definiu o prefeito Leonardo Pascoal. “Quando estabelecemos o acordo de resultados de 2018, ainda no final de 2017, resolvemos colocar como projeto prioritário da Smad a criação de um programa de qualidade de vida no trabalho. A ideia do Promover é que consigamos implementar ações que promovam a melhoria da qualidade de vida dos servidores da prefeitura. Acreditamos que um servidor motivado tem uma produtividade maior e isso se reflete em serviços prestados de forma mais qualificada para os nossos cidadãos”, concluiu.
As datas das ações do projeto ainda serão definidas. Em 2019, as atividades se estenderão para as demais unidades da administração municipal. “Quero agradecer aos servidores que fazem o trabalho acontecer com todo amor, carinho e dedicação. Temos a missão de entregar melhores serviços para a população para gerar uma transformação na cidade”, disse o titular da Smad, Alexandre Viegas.
Durante a feira, diferentes serviços foram oferecidos aos servidores. Para dar início às atividades da 1ª Feira de Saúde do Servidor, o técnico em segurança do trabalho da Smad, Márcio Roberto Ribeiro Alves, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou a simulação de como apagar incêndios, informando quais são os tipos de extintores e para que serve cada um.
No espaço de terapia holística, a assessora de Desenvolvimento Econômico da secretaria municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (Smcte) Lúcia Zenkl, junto a Greice Gallas e Andréa Teixeira, realizaram uma programação relaxante com massagens laborais e meditação. Para Lúcia, essas ações diminuem a ansiedade e a depressão. “Além disso, as práticas trazem melhoras ao equilíbrio emocional e nível de consciência”, disse.
Participaram do ato, também, o vice-prefeito Jaime da Rosa; os secretários municipais de Fazenda, Alice Grecchi; de Saúde, Ana Boll; de Educação, Marcos Dal’Bó: de Obras e Serviços Urbanos, Leomar Teichmann; de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero; de Meio Ambiente, Sabrina Reis; e de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara; e a vereadora Rute Pereira.