Cursos de Ciências Biológicas de URI Erechim realizam viagem de estudos

Município: Erechim

Grupo visitou Jardim Paleobotânico e Museu Paleontológico da cidade CRÉDITO: URI ERECHIM/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Grupo visitou Jardim Paleobotânico e Museu Paleontológico da cidade CRÉDITO: URI ERECHIM/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Erechim participaram, no último dia 6, da viagem de estudos ao município de Mata, no Rio Grande do Sul. A atividade faz parte do conteúdo programático da disciplina de Paleontologia I, e oportunizou que os acadêmicos conhecessem um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo.
O grupo, acompanhado pelo professor Rodrigo Fornel, ministrante da disciplina, visitou o Jardim Paleobotânico de Mata, com dezenas de troncos de árvores fossilizados pelo processo de silicificação, em geral coníferas, parentes dos pinheiros atuais. “Estes lenhos fósseis levaram milhões de anos para serem formados, sendo este material datado do Período Triássico, por volta de 200 milhões de anos”, explicou o professor.
Outro local visitado foi o Museu Municipal Daniel Cargnin que, além de troncos silicificados de grandes árvores pré-históricas, conta também com fósseis de vertebrados e invertebrados. O amplo acervo tem exemplares encontrados no Rio Grande do Sul, mas também apresenta peças de outros locais do Brasil e do exterior.
O professor Fornel avaliou a viagem como uma grande oportunidade de alinhamento prático ao conteúdo abordado em sala de aula. “Esta viagem de estudos possibilitou uma maior aproximação com os conceitos vistos em sala de aula, como os processos de fossilização, a ideia de patrimônio paleontológico e a diversidade do registro fóssil do sul do Brasil. Além disso, este riquíssimo registro fóssil nos ajuda a contar um pouco da evolução da vida na Terra”, destacou.