Universidade de Caxias do Sul inaugura Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais

Município: Caxias do Sul

Espaço ambientará processos de inovação e de qualificação das atividades acadêmicas CRÉDITO: CLAUDIA VELHO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Espaço ambientará processos de inovação e de qualificação das atividades acadêmicas CRÉDITO: CLAUDIA VELHO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) inaugurou, na última quarta-feira, as novas instalações do Bloco I do campus-sede, reestruturado como Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais (Cinted). Visando a novas perspectivas para a produção e disseminação de conhecimento, inovação e qualificação constante dos processos de ensinar e aprender na UCS, o Cinted oferece aporte ao desenvolvimento e implementação de estudos, práticas, produções científicas e modelos didático-pedagógicos inovadores. Contribui, assim, na formulação de políticas e diretrizes de planejamento educacional a partir de um trabalho interdisciplinar com a participação de representantes de diversas áreas do conhecimento da universidade, em um colegiado que atua sob os pressupostos inovação, excelência e sustentabilidade.
O espaço abriga a estrutura destinada ao ensino a distância, sedia ações de acolhimento e de formação de docentes, de estudo e pesquisa, o desenvolvimento de projetos, o design de cursos e a mediação no uso de recursos tecnológicos. Compõem o centro, ainda, um núcleo de atendimento ao estudante e ambientes voltados a processos de aprendizagem diferenciados. “A estrutura reflete as diretrizes da instituição ligadas à excelência acadêmica e inovação, concentrando processos de qualificação das atividades e de reflexão sobre a docência”, explica a coordenadora do Cinted, Flávia Fernanda Costa.
Na solenidade de inauguração, Flávia demonstrou a satisfação pelo trabalho desenvolvido, bem como pela dedicação, compromisso e engajamento das equipes de trabalho que compõem o Cinted. Ela destacou, também, o protagonismo da UCS diante de um contexto desafiador, na criação de um espaço destinado a reflexões e ao desenvolvimento de ações para qualificar processos acadêmicos em um modelo de gestão pautado pelo diálogo, trabalho coletivo e colaborativo. “Os desafios impostos pela contemporaneidade nos instigam a identificar novas oportunidades para adequar processos e dar respostas às diversidades que surgem no cotidiano acadêmico”, pontuou, lembrando ainda que, como unidade de negócios, o Cinted se propõe a disseminar os conhecimentos produzidos com as comunidades de abrangência da UCS.
Recordando o histórico de iniciativas relacionadas, a pró-reitora Acadêmica da UCS Nilda Stecanela falou sobre o conjunto de experiências e projetos desenvolvidos na instituição há 25 anos, que resultaram em várias subunidades andando juntas, à exemplo da coordenação pedagógica e do núcleo de educação a distância. “O Cinted vem em uma nova proposta bastante inovadora no sentido de articular de modo radial todas as subunidades que compunham o nosso movimento de produção de tecnologias educacionais, mas, também, de inovação. Isso, tanto no sentido de produção para qualificar processos internos, quanto por oportunizar o desafio de produzir tecnologias educacionais para outras instituições e níveis de ensino”, afirmou, acrescentando a intenção de contribuir para a formação profissional e o projeto de vida da comunidade acadêmica e da população.
O reitor da UCS Evaldo Antonio Kuiava pontuou a importância da criação do espaço para praticar o que se busca e defende no dia a dia da formação dos alunos, a linha de pensamento conjunta com a Fundação Universidade de Caxias do Sul – “não apenas como projeto de universidade que tem sua missão no desenvolvimento da região, mas com o que estamos pensando e propondo no processo interno da construção do que somos enquanto universidade. O CINTED também é um processo em que nos voltamos para nós mesmos, um espaço para o professor se desenvolver junto com os alunos e para cumprirmos melhor nossa missão”, definiu, destacando o conceito de ação presente na palavra “inovação”, e a tecnologia, que não se traduz apenas por laboratórios, mas pelo saber fazer diferenciado, amparado pelo universo tecnológico.
O Cinted também abriga processos de aprendizagem diferenciados em quatro salas de aula com nova configuração que, integradas em pares, formam amplos espaços de favorecimento à interdisciplinaridade e ao trabalho coletivo, proporcionando interação entre conhecimentos em aulas para grandes turmas ou compartilhadas por diferentes professores e disciplinas. Os ambientes atendem à programação acadêmica da universidade recebendo aulas com dinâmicas didático-pedagógicas diferenciadas baseadas nas metodologias ativas.