Unidade de Pronto Atendimento completa um ano em Caxias do Sul

Município: Caxias do Sul

Prefeito Daniel Guerra visitou o local na última quarta-feira CRÉDITO: ADRIANO CHAVES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Prefeito Daniel Guerra visitou o local na última quarta-feira CRÉDITO: ADRIANO CHAVES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O prefeito Daniel Guerra celebrou o aniversário de um ano da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H) com os usuários e trabalhadores do serviço. No último dia 19, ele visitou o espaço para conferir o atendimento prestado à população e parabenizar a equipe de trabalho. O chefe do Executivo, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, foi recebido por representantes do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra o local por meio de gestão compartilhada com o município.
Guerra ouviu da comunidade relatos de aprovação do serviço. Geraldo Canali, de 70 anos, morador do bairro Cruzeiro, conta que já utilizou a UPA duas vezes. “Venho hoje pela segunda vez e, novamente, estou sendo bem tratado. Na primeira vez, saí com o problema resolvido, hoje deve ser igual”, disse. Jessé Josias Souza, de 29 anos, é morador do Parque Oásis e destacou a agilidade do serviço. “Sempre que precisei da UPA, o atendimento foi rápido, melhor do que quando eu tinha plano privado de saúde e precisava ir ao plantão. A consulta é bem resolutiva. Da última vez, já fiz exame de raio x aqui mesmo e saí medicado”, afirmou.
O prefeito também passou pelos setores de atendimento interno. Conversou com pacientes e profissionais nas salas de aplicação de medicamentos e observação, na farmácia e demais dependências da unidade. “O que vimos hoje supera a expectativa que tínhamos no momento da inauguração da UPA, há um ano. O serviço funciona em tempo integral, sem nunca ter registrado falta de profissionais nos plantões. Chega a cerca de 300 atendimentos diários, com mais de 80% dos usuários satisfeitos. Tudo isso confirma a decisão acertada que tomamos ao implementar a gestão compartilhada para viabilizar a abertura deste serviço”, avaliou.
Às 15h20min, um ato de comemoração foi realizado no estacionamento localizado nos fundos da UPA 24H, com a participação de secretários municipais, servidores da saúde e profissionais da unidade. O superintendente do IGH, Paulo Bittencourt, disse que a UPA de Caxias do Sul orgulha o instituto. “Atuamos em cinco estados brasileiros, com cerca de 40 contratos. Posso garantir que a UPA daqui está entre as melhores do País”, afirmou.
Comprometido com a qualificação contínua da saúde pública, Daniel Guerra pediu empenho da equipe de servidores e profissionais do IGH para melhorar ainda mais a assistência prestada à população. “Desejo que possamos comemorar, no próximo ano, um índice ainda mais alto de satisfação dos pacientes aqui atendidos”, concluiu.