Prefeitura de Caxias do Sul promove 1º Ciclo de Palestras para empreendedores

Município: Caxias do Sul

Primeiro dia de evento teve bate-papo sobre economia criativa e cartas de garantia CRÉDITO: MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Primeiro dia de evento teve bate-papo sobre economia criativa e cartas de garantia CRÉDITO: MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor, iniciou, na manhã da última terça-feira, dia 5, o 1º Ciclo de Palestras. Promovida pela secretaria municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), a atividade ocorreu no auditório do centro administrativo. A primeira palestra foi ministrada por Vanessa Kukul, diretora da Escola Caxias Criativa, e teve como tema Economia criativa como geração de riqueza.
A palestrante apresentou aos micro e pequenos empreendedores o conceito de economia criativa e como aplicá-la nos negócios. Vanessa salientou a importância de valorizar o capital cultural e intelectual, e não apenas o produto material. “Viemos de uma cidade que cresceu muito no polo metalmecânico, a gente tem sempre a impressão de que o produto só pode ser tangível, mas não é verdade”, explicou.
Já Marcelo de Lima, diretor da Garantisserra, instruiu os empresários sobre a concessão de cartas de garantia. Ele explicou que muitas empresas acabam falindo por falta de conhecimento acerca de empreendedorismo e de facilidades como as cartas de garantia. Lima ainda elogiou a iniciativa da Sala do Empreendedor de oferecer assistência e informação à população. “A pessoa abria um CNPJ, mas depois tinha contas pra pagar e achou que era simplesmente continuar trabalhando. Só que tem toda parte de planejamento que os empresários devem ter conhecimento”, disse.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Econômico da Sdete e coordenadora da Sala do Empreendedor, Ângela Almeida, o Ciclo de Palestras complementa a assessoria que a sala já disponibiliza. “Ele vem trazer mais conhecimento de diversos setores, seja da área de credito, de empreendedorismo, ou das áreas burocráticas da empresa”, elucidou.
A professora e microempreendedora individual Silvia Morais, 47 anos, aprovou o primeiro dia de atividades. “É uma ótima proposta, porque tu começa a tomar consciência do mercado de Caxias do Sul, principalmente para o microempreendedor, escutando profissionais que estão inseridos no meio”, avaliou. O 1º Ciclo de Palestras da Sala do Empreendedor seguiu na quarta-feira, dia 6, com duas palestras, também no auditório da prefeitura.
Os principais objetivos da Sala do Empreendedor são desburocratizar serviços e facilitar a vida dos empresários. A sala oferece orientações de simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas da cidade. O espaço fica no terceiro andar do centro administrativo. Para os microempreendedores, também será possível fazer a formalização de negócios. A Sala do Empreendedor conta, ainda, com atendimento técnico todas as quartas-feiras, das 10h às 16h, com agendamento pelo telefone (0xx54) 3218-6000, ramais 6451 e 6462.