Prefeitura de Caxias do Sul investe em reabertura de escola infantil

Município: Caxias do Sul

Instituição passou por reformas na estrutura do prédio CRÉDITO: PETTER CAMPAGNA KUNRATH/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Instituição passou por reformas na estrutura do prédio CRÉDITO: PETTER CAMPAGNA KUNRATH/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A Escola de Educação Infantil Nosso Amiguinho foi entregue totalmente remodelada para os moradores da Zona Sul na última quarta-feira, dia 1. Após seis meses fechada para reformas, a instituição reabre para os estudantes depois de um trabalho em conjunto das secretarias municipais da Educação (Smed) e do Planejamento (Seplan).
A obra, considerada urgente devido às condições do prédio, incluiu reformas no telhado, piso, banheiros, rede elétrica e parte externa. As principais mudanças foram realizadas no telhamento, em que foram trocadas as calhas, reforçada a estrutura do telhado e colocadas telhas com revestimento termoacústico. Além disso, foi reformada toda a parte elétrica da escola, com colocação de novos equipamentos de telefonia, sistema contra descargas elétricas e iluminação de emergência. Os muros externos foram pintados, e o piso das salas e dos banheiros, trocado. O investimento do município foi de R$ 264 mil.
A escolinha faz parte da gestão compartilhada e será administrada pela EduCaxias. “Estamos satisfeitos por receber a Nosso Amiguinho reformada pela prefeitura. Essas melhorias são extremamente significativas para a comunidade, já que a escola acolhe as crianças do bairro Esplanada. Agora, elas poderão retornar para a sua rotina próxima de seus familiares, o que também representa mais tranquilidade para as famílias”, afirma Nestor Basso, supervisor da entidade.
Durante a reforma, os estudantes foram remanejados para outras instituições que atendem à Educação Infantil de Caxias do Sul. Neste ano, a escolinha terá uma turma de berçário I; duas de berçário II; duas de maternal I e II; e duas de jardim I, totalizando, aproximadamente, 100 crianças. Nos próximos dias, as famílias devem informar a Smed se os estudantes permanecem nas escolas ou irão para a Nosso Amiguinho. Após esse remanejamento, a secretaria disponibilizará essas vagas para a comunidade.
A secretária da educação Marina Matiello também reforça a importância da reforma para garantir a qualidade do aprendizado. “O governo municipal tem uma preocupação não só com os aspectos pedagógicos das escolas, mas também com a infraestrutura dos prédios escolares. Sendo considerada uma obra de urgência, não foram medidos esforços para realizarmos essa reforma. Entregamos à comunidade uma escola com condições mais adequadas que oportunizam melhor bem-estar e qualidade na rotina escolar”, completa. As férias de inverno acabaram e, na última terça-feira, dia 31 de julho, os 36 mil alunos das 82 Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caxias do Sul voltaram para a rotina escolar, iniciando o segundo semestre letivo.