Mercado Chic Boutique eleva o consumo sustentável em Caxias do Sul

Município: Caxias do Sul

Edição do evento com curadoria da caxiense Luciana Alberti ocorrerá sábado, no Complexo Fabbrica CRÉDITO: RAFAEL SARTOR/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Edição do evento com curadoria da caxiense Luciana Alberti ocorrerá sábado, no Complexo Fabbrica CRÉDITO: RAFAEL SARTOR/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O Mercado Chic Boutique chega à sua 9ª edição e vem ganhando cada vez mais visibilidade. Idealizado pela caxiense Luciana Alberti, o projeto, que proporciona um mix de feirinha de arte, moda, acessórios, decoração e comidinhas, reunidos com um conceito do consumo sustentável e produção artesanal, é uma vitrine para o trabalho de novos empreendedores. A nova edição ocorrerá neste sábado, a partir das 11h, no Complexo Gastronômico e Cultural Fabbrica, em Caxias do Sul.
O projeto iniciou suas atividades com uma feira ao ar livre com 10 expositores em 2016, com o objetivo de mostrar a força e a qualidade de projetos autorais de designers, artistas plásticos e artesãos. Os produtos expostos são criados manualmente em pequena escala, prezando pelo consumo ético, em contrapartida ao movimento fast fashion, que tomou conta do setor nos últimos anos.
“O Mercado Chic é uma experiência de compra diferente. Os visitantes falam cara a cara com quem produz, passeiam e se divertem. Nasci no meio da moda e me criei vendo minha bisavó fazendo macramê, minha avó fazendo crochê e minha mãe bordando. Trabalhei no setor e me deparei com uma guerra de preços que resulta em mercadorias de baixa qualidade. Por isso, iniciei a luta pelo slow fashion, dando oportunidade para esses criadores”, explica a idealizadora do projeto, Luciana Alberti.
Com o crescimento da proposta, que chega a receber mais de mil visitantes por evento, Luciana conta, hoje, com uma cartela de 40 marcas, entre outras propostas de parcerias a cada edição. Para expandir o negócio, ela planeja agregar uma plataforma de e-commerce para apresentar o trabalho desses produtores, além de expandir o evento físico para outras cidades, como Gramado, Porto Alegre e Florianópolis.
Para a edição deste sábado, já estão confirmadas as marcas Adri Resende, Adriana Armazém e Arte, Alessandra Mattos, Andy Store, Asbah, Autoria, Ares do Mato, Arte no Tear, Day Mussoi, Bárbara Dambrós, Bella Donna, By Alle, Roberta Boff, Lis Faria, Carla Carlin, Autoria, Anebelle, Carmen Venzons, Dazzle, Essência Bruxa, Fiamma Velas, Detalhe Básico, Calleya, Divinittá, Gabriela Vergani, Gi Telve, Grife do Gato, Grammophone, Hi-lo, Hyppie Chick, Isso é Ócio, Jaque Pauletti, Josefina Camisaria, Julio Vinil, Coresmores, Hernan, Kur Cosméticos, La Decora, Lavish, Coisas de Gurias, Diego Molesquines, Pantai, Mole Bags, Me Voy, Nó em Pano, Rachi Vanin, Raquel Romani, Sall, Shambala, Sisters, Nó de pinho, T&G, Tanara Mallmann, Vanessa Pigatto, Zorzi, Lise Mosaicos, Vander Linder, Vereda e Zancanaro.
A novidade ficará por conta da estreia do Projeto Quitandinhas, um espaço gourmet integrado ao Mercado Chic, dedicado, especialmente, à gastronomia, com degustação de vinhos e drinks. A ideia é valorizar a cozinha criativa e sustentável, com o trabalho de chefs selecionados.