Adutora que vai beneficiar até 20 mil pessoas é inaugurada em Caxias do Sul

Município: Caxias do Sul

Solenidade contou com a presença de Daniel Guerra e dos moradores da Zona Oeste CRÉDITO: ADRIANO CHAVES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Solenidade contou com a presença de Daniel Guerra e dos moradores da Zona Oeste CRÉDITO: ADRIANO CHAVES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inaugurou, na tarde da última quinta-feira, a Adutora Forqueta. Trata-se de uma rede de água tratada do Sistema Samuara. A cerimônia ocorreu na Cooperativa Vitivinícola Forqueta e contou com a presença do prefeito Daniel Guerra; do diretor-presidente do Samae, Giovani Zappas; e de diversas autoridades, além da comunidade da região.
Durante o evento, o diretor de Planejamento Integrado do Samae, Gerson Panarotto, destacou a importância da obra que foi projetada pela autarquia para proporcionar melhorias nas condições de abastecimento de água da cidade. “Investimos cerca de R$ 2 milhões entre aquisição de materiais e execução das obras. A implantação de cerca de quatro quilômetros de tubulação garantirá tranquilidade a toda comunidade da Zona Oeste, garantindo mais água em quantidade e de qualidade”, destacou.
“Essa adutora significa uma melhoria permanente para a população, porque foi desenvolvida para suprir a demanda hídrica desta localidade. Mais de 8 mil pessoas serão beneficiadas inicialmente, podendo chegar a até 20 mil no futuro”, salientou o diretor-presidente da autarquia. Já o prefeito Guerra enfatizou o trabalho do Samae e agradeceu a compreensão da população. “Os servidores extremamente capacitados se dedicaram para entregar a melhor adutora possível e beneficiar não somente quem hoje vive aqui, mas também os futuros moradores. Essa obra impulsiona, ainda, o desenvolvimento local, as empresas e os empresários, além de melhorar ainda mais a qualidade de vida”, disse. O chefe do Executivo relembrou que, mesmo sem reajustar a tarifa da água neste ano, o Samae continua investindo em inúmeras obras em Caxias do Sul. “Isso mostra a excelente gestão que a autarquia vem fazendo. E mais obras vêm por aí”, anunciou.
Essa adutora faz parte do conjunto de obras que visam melhorar o sistema de abastecimento nas zonas Norte, Nordeste e Oeste da cidade, que exigiram um investimento de mais de R$ 26 milhões, recursos obtidos através de financiamento junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II e recursos próprios da autarquia.
A obra, que se iniciou em janeiro deste ano, foi concluída no dia 15 de julho, cumprindo o prazo estipulado em contrato pela empresa terceirizada que realizou os serviços. Inicialmente, a adutora beneficiará cerca de 8 mil pessoas, podendo atender futuramente até 20 mil habitantes. A execução da obra ocorreu nas proximidades da ERS-122, incluindo a implantação de cerca de 4 mil metros de extensão em tubos para transportar água do sistema Samuara até os moradores do bairro Forqueta.
Atualmente, essa região é abastecida por uma adutora de menor porte, com água tradada do sistema Samuara. Em até 15 dias, a nova adutora estará em funcionamento, garantindo o aumento da oferta futura a fim de atender ao crescimento populacional da região para os próximos 20 anos.