Abertura da série Concertos Didáticos lota Casa da Cultura em Caxias do Sul

Município: Caxias do Sul

Cerca de 350 alunos e professores acompanharam apresentação da Orquestra Municipal de Sopros CRÉDITO: RÓGER RUFFATO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Cerca de 350 alunos e professores acompanharam apresentação da Orquestra Municipal de Sopros CRÉDITO: RÓGER RUFFATO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Alunos das escolas Presidente Vargas e Ramiro Pigozzi vibraram e interagiram com o maestro Fernando Berti e os músicos da Orquestra Municipal de Sopros na tarde de 10 de abril. Eles participaram da primeira apresentação da série Concertos Didáticos de 2018, que oportuniza o contato com a música a jovens estudantes. Na ocasião, cerca de 350 alunos e professores lotaram o Teatro Pedro Parenti.
Em 2017, o Concertos Didáticos abrangeu 13 escolas municipais e estaduais, além do Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi/Fundação de Assistência Social – FAS-RS), que se inscreveram para participar do projeto. Foi um total aproximado de mil espectadores. “Essa é uma série pela qual temos muito carinho, pois temos a certeza da sua relevância no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes na medida que oportuniza uma imersão e inserção nesse ambiente rico que é o da música. Trabalhamos com uma didática que possibilita o entendimento por parte dos espectadores sobre os elementos que compõem uma orquestra e seu funcionamento. O resultado final é sempre de muita satisfação”, comenta o maestro e diretor artístico, Fernando Berti.
A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ramiro Pigozzi, Silvia Regina Rech, levou os alunos do 5º ano para participarem da atividade e se surpreendeu. “É muito legal. São poucas as oportunidades de contato oferecidas com essa dinâmica explicativa. Quem sabe não está aqui, sentado na plateia, algum talento escondido que pode ser despertado a partir desse primeiro contato? A música é muito importante para abrir horizontes”, pontua.
As próximas apresentações estão marcadas para os dias 17 de maio, 5 de junho, 19 de julho, 7 de agosto, 13 de setembro, 9 de outubro e 22 de novembro, no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura. As sessões ocorrem em dois horários, às 10h e às 15h, e o agendamento pode ser feito pelo telefone (0xx54) 3901-1316, com a Unidade de Música da secretaria municipal de Cultura (SMC).