Candiota realiza 4ª edição do Colônia em Festa

Município: Candiota

Evento ocorreu nos dias 28 e 29 de julho, no ginásio da Escola Santa Izabel CRÉDITO: VICTÓRIA FERREIRA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Evento ocorreu nos dias 28 e 29 de julho, no ginásio da Escola Santa Izabel CRÉDITO: VICTÓRIA FERREIRA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Nos dias 28 e 29 de julho, foi realizada a 4ª edição do Colônia em Festa de Candiota, em comemoração ao dia do colono e do motorista. O evento, que, inicialmente, aconteceria na sede do Centro de Educação Popular e Pesquisa em Agroecológica (Ceppa), no Assentamento Roça Nova, foi transferido para o ginásio da Escola Santa Izabel em virtude das últimas chuvas e levou entretenimento para o fim de semana da comunidade.
As festividades tiveram início durante a última semana, com as primeiras etapas da Gincana Colonial; seguiram durante o sábado, com os Jogos de
Futsal da Colônia; e foram encerradas no domingo com uma programação de dia cheio. No último dia, a festa contou com as partidas finais dos Jogos Coloniais e com o encerramento da gincana, que teve como vencedora a equipe Kit Taka, da Escola 8 de Agosto. Além disso, as feirantes do município montaram uma exposição com produtos coloniais que estavam sendo comercializados durante todo o dia.
Durante o ato solene, ao fim de tarde, após o evento receber a benção pelo frei Sérgio Gorgen, foram entregues as premiações dos Jogos de Futsal da Colônia e da Gincana Colonial. Logo após, foi feita a homenagem aos colonos e aos motoristas, com entrega de certificados. Os produtores homenageados foram Álvaro Dagoberto Silveira Brum, pela Pecuária Familiar; Reinaldo Rotava, por Propriedade Diversificada; Ani Luciani Cornélius, pela Gestão Feminina na Propriedade; e Noedi Cavalheiro dos Santos, Produtor de Sementes. Os motoristas homenageados foram Cláudio Magno Correa Silveira, Emerson Veleda Esteves, Valtoir Duarte e Joares Soares Simões. Ao final das homenagens, a invernada da Escola Santa Izabel também abrilhantou o evento.
O 4º Colônia em Festa recebeu a visita da corte da Festa do Colono da Hulha Negra, que passou para prestigiar e convidar para o seu evento, que acontece na próxima semana. Durante a festa, também se fez presente o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, que congratulou o município. “Quero parabenizar a prefeitura por investir na nossa agricultura familiar, dando evidência aos nossos produtores e mostrando a força do campo, através dessa festa”, concluiu Mainardi.
Durante sua fala, o prefeito Adriano Castro dos Santos enfatizou a importância de se investir na agricultura familiar. “É através dos nossos produtores que a cidade se alimenta, a agricultura sempre terá espaço de prioridade no nosso governo”, destacou o prefeito. O coordenador de turismo, responsável por liderar a organização da festa, Fabiano Aquere, agradeceu a todos que se envolveram para que fosse possível o evento e também aos apoiadores e patrocinador.
Para encerrar o 4º Colônia em Festa, foi realizada a bailanta festiva, com o grupo Longa Metragem com Dani e Tomás. O evento foi uma realização da prefeitura, por meio das secretarias de Agropecuária; de Turismo; e de Cultura, Esporte e Juventude, com o patrocínio da Engie (UTE Pampa Sul) e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Star Service, do Empório Econômico, do Varejão, da Coopersul e da Veterinária Sossego.