Wine South America visa reunir 250 marcas expositoras em Bento Gonçalves

Município: Bento Gonçalves

Evento apresentará variedade de vinhos e fortalecerá sua divulgação para novos mercados consumidores CRÉDITO: FABIANO MAZZOTTI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Evento apresentará variedade de vinhos e fortalecerá sua divulgação para novos mercados consumidores CRÉDITO: FABIANO MAZZOTTI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A Wine South America – Feira Internacional do Vinho foi oficialmente lançada no último dia 2, no Bento Gonçalves Centro Empresarial, perante cerca de 300 convidados, entre representantes de entidades do setor, autoridades políticas, imprensa, além de importantes vinícolas. A primeira edição do evento ocorre de 26 a 29 de setembro, na serra gaúcha. “Estamos muito confiantes na proposta da feira, de promover os vinhos, espumantes e sucos produzidos no Brasil em âmbito global. O setor vitivinícola brasileiro tem grande potencial de negócios e expansão, bem como seu enoturismo, que é outra força a ser trabalhada para transformar o evento em uma experiência única para os visitantes”, diz Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.
A feira também será uma alavanca para aumentar o consumo interno de vinhos e espumantes, que, no Brasil, fica abaixo da média da América Latina, na avaliação do presidente do Grupo Veronafiere, Maurizio Danese, “A serra gaúcha é um território belíssimo, com excelentes vinícolas. O enoturismo sem dúvida é uma ferramenta importante para atrair compradores para os produtos da região. A feira vai ajudar a mostrar todos esses atrativos ao mundo”, disse. O evento também assume relevância ao unir forças brasileiras e italianas em prol desse objetivo. “Encontros como esse são importantes para estreitar os laços comerciais entre as duas regiões, que têm no vinho uma de suas características especiais”, disse o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini.
Outro ingrediente essencial para o sucesso da Wine South America 2018 é a rede de alianças já consolidadas, o que foi destacado pelo governador José Ivo Sartori em sua mensagem durante a solenidade de apresentação da feira. “Esse evento vai, com certeza, marcar a história como um grande passo de evolução nessa área, movimentando toda a cadeia produtiva do vinho, espumantes e suco, bem como o turismo da região”, destacou.
A Wine South America tem a expectativa de reunir 250 marcas expositoras, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores – e todos esses atrativos devem ser visitados por cerca de 10 mil visitantes, entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes, que poderão apreciar degustações, assistir a premiações e participar de treinamentos e palestras. Outro destaque serão os Projetos Comprador e Imagem, em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O primeiro prevê a participação de compradores internacionais; já o segundo, a vinda de jornalistas estrangeiros.