Viajando Pelo Mundo do Teatro amplia apresentações nas escolas de Bento Gonçalves

Município: Bento Gonçalves

Em abril, cerca de 1,4 mil alunos da rede municipal assistiram à peça A menina da biblioteca CRÉDITO: EXATA COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Em abril, cerca de 1,4 mil alunos da rede municipal assistiram à peça A menina da biblioteca CRÉDITO: EXATA COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O encantamento lúdico que o teatro proporciona foi o grande aliado para promover o incentivo à leitura durante a série de três dias de exibição da peça teatral A menina da biblioteca, do Projeto Viajando Pelo Mundo do Teatro. Entre os dias 25 e 27 de abril, alunos de seis escolas da rede municipal de Bento Gonçalves puderam acompanhar a apresentação artística e redescobrir as infinitas possibilidades do mundo das palavras. No total, foram aproximadamente 1,4 mil alunos contemplados. O circuito de apresentações passou pelas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professor Félix Faccenda, Professor Ulysses Leonel de Gasperi, Noely Clemente de Rossi, Santa Helena, Ouro Verde e Professora Maria Borges Frota.
Sucesso junto aos estudantes e positivamente avaliado pelas escolas, o circuito de apresentações segue sua temporada em maio, com atividades entre os dias 22 e 25. Neste período, a Casa das Artes sediará cinco sessões da peça, nos turnos da manhã e da tarde, recebendo diversos alunos das escolas municipais e estaduais, que terão a oportunidade de assistir ao espetáculo. A obra A menina da biblioteca retrata as temáticas do teatro e da literatura, por meio de personagens que abordam essas duas importantes artes para o desenvolvimento crítico e cultural de crianças e adolescentes.
O Projeto Viajando Pelo Mundo do Teatro é uma realização do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Orquidea e Crediare/Colombo. A promoção é do CIC-BG. Além de enriquecer a rotina de aprendizado escolar com a apresentação das peças, a iniciativa promove outro benefício para os estudantes da rede pública: a distribuição gratuita de ingressos para a ExpoBento 2018. Cerca de 6 mil convites devem ser entregues às escolas contempladas pela iniciativa.
As entradas são válidas para qualquer dia da feira – que terá em sua grade de atrações, diversas apresentações artísticas e culturais para o público infantojuvenil. “Dessa forma, conseguimos oportunizar que os jovens venham a ExpoBento e aproveitem a programação de lazer e entretenimento. Assim, a feira cumpre importante papel social, facilitando a inclusão por meio da acessibilidade, gerando uma contrapartida positiva para a comunidade”, avalia o diretor-geral Leocir Glowacki. A ExpoBento é a maior feira multissetorial do Brasil e, neste ano, está em sua 28ª edição. Desde 1990, a feira vem se reinventando, inovando e crescendo, a ponto de servir como referência para diversas outras. Realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a feira ocorrerá de 7 a 17 de junho.