Parque Temático Epopeia Italiana é revitalizado em Bento Gonçalves

Município: Bento Gonçalves

Atração passou por um projeto de modernização que durou quatro meses CRÉDITO: SERGIO AZEVEDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Atração passou por um projeto de modernização que durou quatro meses CRÉDITO: SERGIO AZEVEDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Contar de maneira ainda mais real e emocionante a história dos primeiros imigrantes italianos que chegaram na região foi um dos objetivos da revitalização do Parque Temático Epopeia Italiana, que agora abre suas portas de cara nova. No ano em que comemora 25 anos, o Grupo Giordani Turismo apostou na renovação de uma de suas principais atrações para oferecer aos turistas e visitantes uma experiência inesquecível. Foram cerca de quatro meses de execução de um projeto ousado, que passou por diferentes áreas: atendimento, treinamento de colaboradores, elenco de apresentadores, parte técnica e cenário. Ao todo, cerca de 40 pessoas trabalharam na revitalização do parque. A implementação do projeto passou por todas as etapas do Epopeia Italiana, desde o atendimento aos visitantes em seu primeiro contato até a criação de novos roteiros, trilha sonora, vídeos, iluminação e adaptações no cenário, tudo para manter ainda mais fiel e emocionante o compromisso do Epopeia Italiana com a história.
“Desde a sua inauguração, procuramos trazer para o parque a linda história da imigração italiana através da vida de nossos antepassados Lázaro e Rosa com um olhar inovador, o despertar dos sentidos e emoção em uma verdadeira viagem ao passado. Há quase 14 anos nos desafiamos, e, agora, estava na hora de fazer isso novamente, buscando fazer o melhor com o que podemos oferecer atualmente”, destaca a diretora do Grupo Giordani Turismo, Susana Giordani. Para realizar a renovação do Parque Temático Epopeia Italiana, a Giordani buscou a expertise de mais de 10 anos da D’arte Multiarte, empresa gaúcha referência em concepção, criação e execução de espetáculos, cenografias e humanização de cenários.
O diretor artístico da D’arte, Rodrigo Cadorin, levou toda sua experiência de grandes eventos e espetáculos ao criar o novo conceito do parque. “Queremos destacar a magia e o encantamento que uma história como a da imigração italiana pode proporcionar. Nosso principal objetivo foi garantir que quem entra no parque sai com vontade de voltar levando na memória uma experiência inesquecível e enriquecedora”, explica.
O Parque Temático Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves, proporciona a turistas e comunidade viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano-chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região. A atração do Grupo Giordani possibilita embarcar em uma verdadeira viagem pelo tempo que conta a história de um casal de imigrantes, Lázaro e Rosa. O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo com que sinta as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil. São nove ambientes montados em 2 mil metros quadrados de área construída que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos apresentadores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e aos ambientes.