Resgatando as Artes Cênicas encerra programação neste mês em Antônio Prado

Município: Antônio Prado

Espetáculos A comédia dos erros e Príncipes e princesas, sapos e lagartos serão apresentados CRÉDITO: VILMAR CARVALHO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Espetáculos A comédia dos erros e Príncipes e princesas, sapos e lagartos serão apresentados CRÉDITO: VILMAR CARVALHO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O 2º Resgatando as Artes Cênicas encerra sua programação no mês de dezembro com atividades culturais na cidade, com acesso franqueado ao público. A Cia. Stravaganza, homenageada desta edição, vai realizar uma oficina de intervenção urbana que se inicia hoje e segue até quinta-feira, dia 15, além de apresentar os espetáculos Príncipes e princesas, sapos e lagartos e A comédia dos erros.
Criada em 1988, em Porto Alegre, a Cia. Teatro di Stravaganza possui um estilo marcado pela presença forte de um humor que propõe a reflexão da realidade e pela experimentação de elementos da commedia dell’arte, clown e bufão. Em sua trajetória, a companhia experimentou técnicas diversas de atuação, sempre visando à comunicação direta com a plateia. O grupo se destacou no circuito profissional do Rio Grande do Sul tanto por suas produções de teatro adulto como para o público infantil. Nesses 28 anos de trajetória, o grupo recebeu mais de uma centena de prêmios, sendo eles regionais, nacionais e até internacionais.
A segunda edição do Resgatando as Artes Cênicas possui coordenação cultural da secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Smecd), curadoria da Cida Cultural e produção de Cesar Cony. O financiamento é do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-RS), do Sistema Pró-Cultura/RS.
Confira a programação:
– De hoje a 15 de dezembro, das 18h30min às 21h, no Ponto de cultura – Oficina de Intervenção Urbana: A proposta da oficina é introduzir os participantes no universo das intervenções urbanas e da arte no espaço público. A partir de vivências e experiências na cidade, os participantes vão desenvolver estratégias para a performance no ambiente urbano, além de levantar e debater questões da cidade para a criação de uma performance final. As inscrições podem ser efetuada na secretaria de Turismo, pelo telefone (0xx54) 3293-5654.
– 16 de dezembro, às 10h e às 15h30min, na Praça Garibaldi – Espetáculo Príncipes e princesas, sapos e lagartos: Especialista em contar histórias para crianças, Flávio de Souza é considerado um dos melhores escritores infantojuvenis da atualidade. Criador dos programas Castelo Rá-tim-bum e O mundo da lua, em Príncipes e princesas, sapos e lagartos o autor moderniza os contos de fada através de múltiplas e engraçadas histórias que revelam princesas espertas e tagarelas, bruxas disfarçadas de babás, príncipes transformados em sapos, um dragão que não passa de lagarto, outro príncipe com trezentas namoradas e os dois primeiros beijos de todos os tempos.
– 19 de dezembro, às 20h, no Restaurante do Vale – Homenagem à Cia Stravaganza: Leitura Encenada
– 20 e 21 de dezembro, às 20h, no Salão da Gruta – Espetáculo A comédia dos erros: Ao transpor para a cena esta popular obra de Shakespeare, a Cia. Stravaganza convida o público a ser, simultaneamente, espectador e freguês: a ação tem como ambiente principal um mercado público à moda turca. Convidado a chegar ao teatro meia hora antes do início do espetáculo, o espectador é recebido por atores/mercadores que negociam seus produtos em um ambiente festivo.